Sesta: hábito de cochilar após as refeições é benéfico | Boqnews
Divulgação

Saúde

28 DE MARÇO DE 2017

Siga-nos no Google Notícias!

Sesta: hábito de cochilar após as refeições é benéfico

Fazer uma sesta depois do almoço por 30 minutos recarrega energias e melhora rendimento

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

Quem nunca teve aquela vontade incontrolável de tirar uma soneca depois de uma refeição? O hábito, também conhecido por sesta, é uma prática comum em muitos países, especialmente na Espanha.

Mas afinal, um cochilo depois do almoço é ou não saudável? É verdade que dormir depois de comer engorda? Segundo o médico endocrinologista do Hospital Ana Costa, Charles Simões Felix, tirar uma sesta depois de comer é sim um hábito saudável.

O especialista explica que estudos mostram melhora do rendimento do trabalho, ânimo e disposição de quem mantém esse hábito. “Realmente é um hábito saudável. Durante o sono, recarregamos nossas baterias, recuperamos nossas energias e podemos realizar nossos afazeres melhor”, recomenda o endocrinologista.

sono

Mito

Dormir depois de comer engorda, acreditam muitas pessoas, condenando o hábito. Porém, Charles não relaciona a sesta ao ganho de peso. “É um mito dizer que dormir depois do almoço engorda. Claro, a sesta deve ser de aproximadamente 30 minutos, nada além disso”, sentencia.

Sono

Mas por que sentimos tanto sono depois de comer? O médico explica que ocorrem diversas reações no corpo que nos faz ter sono após o almoço. “O organismo é preparado para fazer a digestão, sendo o sono um mecanismo de defesa para o corpo poupar esforços, para poder fazer a digestão dos alimentos de forma adequada”.

O médico finaliza reforçando o hábito da sesta. “Portanto, fazer uma sesta depois do almoço, de aproximadamente 30 minutos é saudável e só traz benefícios”.

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.