Temendo avanço no país, Dilma quer ação contra microcefalia | Boqnews
Foto: Wilson Dias/Agência Brasil

Alerta

26 DE NOVEMBRO DE 2015

Siga-nos no Google Notícias!

Temendo avanço no país, Dilma quer ação contra microcefalia

A microcefalia é uma doença em que os bebês nascem com a circunferência do crânio menor que o normal

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}
Desde que se registraram os primeiros casos de microcefalia, há 15 dias, Dilma tem sido aconselhada por seu núcleo de ministros mais próximo a visitar as regiões mais atingidas pela doença. No entanto, a presidente insistia querer antes saber "exatamente o que está acontecendo"

Desde que se registraram os primeiros casos de microcefalia, há 15 dias, Dilma tem sido aconselhada por seu núcleo de ministros mais próximo a visitar as regiões mais atingidas pela doença. No entanto, a presidente insistia querer antes saber “exatamente o que está acontecendo”

Temendo que o avanço de casos de microcefalia chegue a todos os Estados do país, a presidente Dilma Rousseff se reuniu nesta quinta-feira (26) com o governador de Pernambuco, Paulo Câmara (PSB), e com o ministro da Saúde, Marcelo Castro, para traçar uma estratégia de combate à doença, que já registrou 739 casos em pelo menos nove Estados.

A microcefalia é uma doença em que os bebês nascem com a circunferência do crânio menor que o normal (a partir de 34 cm) e pode ter relação com o zika vírus, transmitido pelo mosquito da dengue. A malformação do crânio que pode trazer sequelas graves ao desenvolvimento da criança

Segundo a reportagem apurou, projeções que chegaram esta semana ao Palácio do Planalto mostram que, em meados de fevereiro e março, milhares de casos devem ser registrados em mais de 14 Estados do país. Os números alarmaram a presidente, que se comprometeu a enviar na próxima segunda (30) uma equipe comandada pelo ministro da Saúde a Pernambuco, o Estado que concentra a maior parte dos registros da doença, com 175 casos confirmados e mais de 400 notificações.

“O Nordeste e Pernambuco têm apresentado um crescimento exponencial de casos de microcefalia. Em três meses, quase 1% das crianças nascidas em Pernambuco tinha microcefalia”, disse Câmara.

Questionado sobre os dados alarmantes para o próximo ano e quais ações envolvem o plano proposto por Dilma, o governador confirmou que fevereiro e março são os meses mais críticos, mas disse que não se tratou de números na reunião. Além disso, ponderou, ainda não há nenhuma ação concreta para ser divulgada. “O plano já foi pensado, mas ainda precisa ser desdobrado, com assistência na área médica e social”, disse Câmara.

VISITA DE DILMA

Desde que se registraram os primeiros casos de microcefalia, há 15 dias, Dilma tem sido aconselhada por seu núcleo de ministros mais próximo a visitar as regiões mais atingidas pela doença. No entanto, a presidente insistia querer antes saber “exatamente o que está acontecendo”.

Nesta quinta, porém, Câmara disse que Dilma se comprometeu a visitar Pernambuco e região assim que voltar de sua viagem internacional, no fim da semana que vem. Dilma vai à França para a Conferência do Clima de Paris (COP-21) e, depois, segue para o Vietnã e Japão, onde cumpre agenda oficial.

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.