Unifesp abre vagas para voluntários que queiram atendimento gratuito | Boqnews

Saúde

19 DE JANEIRO DE 2018

Siga-nos no Google Notícias!

Unifesp abre vagas para voluntários que queiram atendimento gratuito

Ao todo são atendimentos gratuitos para voluntários nas mais variadas áreas no campus da Baixada Santista da Unifesp e outros 24 na Capital.

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

A Universidade Federal de São Paulo oferece vagas para voluntários em diversas áreas da saúde.

Confira algumas das atividades oferecidas gratuitamente.

 

Campus Baixada Santista

 

1 – TRATAMENTO DE PILATES PARA FASCIÍTE PLANTAR

Voluntários com fasciíte plantar e/ou esporão do calcâneo para tratamento fisioterapêutico por meio do método Pilates solo.

Para participar do estudo, os candidatos devem ter entre 35 e 65 anos de idade, apresentar dor no calcanhar, ter diagnóstico médico de fasciíte plantar e/ou esporão do calcâneo e não estarem submetidos à tratamento fisioterapêutico e de pilates no momento.

Os voluntários devem ter disponibilidade duas vezes por semana durante o período de dois meses.

Os interessados podem entrar em contato ou pelo telefone (13) 9-9749-8431 ou pelo endereço eletrônico [email protected] e falar com Bruna.

 

2 – TRATAMENTO DE OSTEOARTRITE/ARTROSE DE JOELHO

Voluntários para pesquisa sobre tratamento de osteoartrite/artrose de joelho.

Os interessados, com idade entre 50 e 80 anos, devem apresentar osteoartrite/artrose na articulação do joelho.

As dores sentidas devem acontecer em uma das seguintes ações: subir e descer escadas, ajoelhar, sentar e levantar, correr e/ou manter-se em pé por, pelo menos, dois minutos.

Os participantes devem possuir radiografia do joelho, de preferência dos últimos seis meses.

Não podem ter diabetes e hipertensão arterial, embora, se estiverem sob tratamento com medicamentos, podem ser inclusos.

Também não podem ser praticantes de atividade física frequente, alcoólicos, fumantes ou com diagnóstico de câncer e/ou fibromialgia.

Os candidatos serão submetidos, durante o período de 10 semanas, a reabilitação por meio de exercícios aeróbicos e de fortalecimento muscular, além da aplicação de laser terapêutico.

As inscrições devem ser feitas pelos contatos (13) 98803-9301 (WhatsApp®) ou [email protected].

 

Programa na Unifesp ajuda a melhorar a qualidade de vida de pessoas asmáticas

 

3 – PROGRAMA DE EDUCAÇÃO E ORIENTAÇÃO PARA INDIVÍDUOS ASMÁTICOS

Pprojeto de extensão que visa melhorar a qualidade de vida dos indivíduos asmáticos, por meio de um programa de educação e orientação.

Com o objetivo de compartilhar informações que permitam maior autonomia do participante no controle de sua doença, o programa ajudará a população a entender o que é a asma e como reconhecer seus sintomas, fatores desencadeantes e também como evitá-los.

Desenvolvido por alunos do curso de Fisioterapia, o projeto terá início em fevereiro de 2018.

Serão realizados cinco encontros semanais, com duas horas de duração cada.

As atividades acontecerão no 3º andar do Laboratório de Epidemiologia e Movimento Humano (EPIMOV), localizado na Rua Silva Jardim, n° 136, Vila Matias – Santos/SP.

Para obter mais informações e se inscrever, envie um e-mail para [email protected], com o seu nome, idade e telefone para contato.

 

4 – PROGRAMA GRATUITO DE SAÚDE INTERDISCIPLINAR EM PORTADORES DO VÍRUS HIV

Vagas para voluntários portadores do vírus HIV, de ambos os sexos e com idade entre 55 e 70 anos, que façam uso da terapia antirretroviral (TARV) para um programa gratuito de saúde interdisciplinar.

Intitulado Efeitos do Exercício Combinado sobre o Equilíbrio, Força, Parâmetros Imunológicos e Bioquímicos em Indivíduos HIV Positivo, o estudo tem como objetivo verificar a influência de exercícios combinados (aeróbio associado a atividades de força) sobre aptidões físicas, fator imunológico e parâmetros lipídicos em pacientes com HIV positivo.

Com vagas limitadas, o programa consistirá em três sessões semanais, durante um período de três meses.

As inscrições e triagem serão realizadas na Unidade da Av. Ana Costa, 95 – 1° Andar (sala PET).

Para obter mais informações e inscrições, ligue para (13) 99752-6419 ou envie e-mail para [email protected].

 

 

Campus São Paulo

 

1 – TRATAMENTO INTERDISCIPLINAR SEMIPRESENCIAL PARA ADOLESCENTES COM OBESIDADE

O Grupo de Estudos da Obesidade (GEO) da Unifesp, coordenado pela professora Ana Dâmaso, convida adolescentes de 15 a 19 anos com obesidade (faixa de peso entre 90 e 130 kg), para tratamento com equipe interdisciplinar de 20 semanas, por meio do uso de meios eletrônicos (WhatsApp®, e-mail e aplicativos de celulares Android®).

É importante que o adolescente tenha disponibilidade de vir até o Campus São Paulo da universidade em períodos previamente determinados pelos pesquisadores e que resida em São Paulo capital ou região metropolitana.

Período de tratamento: fevereiro a junho de 2018.

Os interessados devem entrar em contato com a doutoranda Ana Claudia Pelissari e a mestranda Yasmin Alaby pelo e-mail: [email protected]. As vagas são limitadas.

 

2 – ELETROESTIMULAÇÃO NA COMPULSÃO ALIMENTAR

O Programa de Atenção aos Transtornos Alimentares (Proata) está recrutando mulheres com faixa etária entre 18 e 55 anos, com sobrepeso ou obesidade e que apresentem compulsão alimentar para avaliar um tratamento alternativo, não invasivo, chamado Estimulação Magnética Transcraniana (EMT).

O intuito da pesquisa é verificar se a EMT pode ajudar a controlar a compulsão alimentar, o peso e sintomas ansiosos e depressivos em pessoas que sofrem de Transtorno de Compulsão Alimentar.

As participantes receberão aplicações de Estimulação Magnética Transcraniana ao longo de oito semanas.

A avaliação médica e nutricional, questionários psicológicos e alguns exames específicos (neuroimagem) serão feitos antes e depois do tratamento.

É imprescindível que as interessadas saibam ler e escrever e serem destras, além de possuírem disponibilidade de ir até a Unifesp, na Vila Clementino, pelo menos três vezes por semana durante o tratamento.

O tratamento e avaliações são oferecidos sem custo e os gastos com transporte e alimentação serão cobertos pela pesquisa.

As mulheres podem inscrever-se pelo e-mail [email protected] ou ainda diretamente com uma das pesquisadoras: Nara (11) 97497-5978 (Vivo) ou Mara (11) 99241-7473 (Claro).

O Programa de Atenção aos Transtornos Alimentares (Proata/Unifesp) fica localizado na R. Borges Lagoa, 570 – conjunto 71, Vila Clementino, SP.

 

3 – FERTILIDADE MASCULINA

A Disciplina de Urologia da Unifesp recruta voluntários para pesquisa em fertilidade masculina.

Os candidatos precisam ser do sexo masculino, com idade entre 20 e 50 anos, e não devem apresentar doenças sistêmicas ou doenças sexualmente transmissíveis (DSTs).

Primeiramente, os voluntários passarão por uma consulta com médico especialista da Unifesp e depois realizarão exames específicos.

Eles receberão os resultados via e-mail.

Os interessados devem entrar em contato pelo telefone (11) 3807-4062, das 9h às 14h, ou pelo e-mail: [email protected] (falar com Renata).

 

4- AVALIAÇÃO DO ESTRESSE DE SURDOS NA COMUNICAÇÃO COM PESSOAS OUVINTES

Pós-graduação em Nefrologia da Escola Paulista de Medicina (EPM/Unifesp) recruta voluntários para um estudo que avaliará o estresse em pessoas surdas e ouvintes durante a comunicação por meio de biomarcadores.

Podem participar indivíduos do sexo masculino, com idade entre 18 e 40 anos, que sejam surdos profundos e que se comunicam somente em Libras.

Para o grupo controle, estão sendo selecionados indivíduos ouvintes também do sexo masculino e com idade entre 18 e 40 anos.

Para ambos os grupos, os candidatos devem ter concluído o Ensino Médio.

Não poderão participar do estudo deficientes auditivos e surdos oralizados que não utilizam as Línguas de Sinais (LS), portadores de doenças cardiovasculares e indivíduos que utilizem qualquer mediação de forma crônica.

Os candidatos participarão de um encontro, com duração de 50 minutos, na rua Pedro de Toledo, n° 669 – 9º andar, na Vila Clementino, em São Paulo/SP.

Inscrições: [email protected] ou (11) 99832-8031, falar com Warley Almeida Santos.

 

 

5 – DOR DA SEPARAÇÃO/DIVÓRCIO

A Unidade de Intervenção à Família e Comunidade (Unifac) da Escola Paulista de Enfermagem (EPE/Unifesp), coordenada pela Prof.ª Ana Lucia Horta, está com vagas abertas para atendimento em grupo destinado àqueles que vivenciam a dor da separação/divórcio.

O grupo se reunirá todas as quartas-feiras, às 19h, na Rua Loefgreen, 2018 – Vila Clementino. O serviço é gratuito.

Os interessados devem agendar horário para uma entrevista inicial pelo telefone (11) 5576-4848 (Ramal 1778), de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 16h30.

Para mais informações, entre em contato também pelo endereço eletrônico [email protected].

 

6 – EXERCÍCIOS PARA LOMBALGIA MECÂNICA POSTURAL CRÔNICA

O Setor de Reabilitação da Disciplina de Reumatologia da Unifesp recruta voluntários com idade entre 18 a 50 anos e que tenham diagnóstico de lombalgia mecânica postural crônica (sintoma de dor lombar por mais de 12 semanas).

O protocolo de exercícios físicos (exercícios funcionais) será realizado por um período de 12 semanas, durante duas vezes por semana nos períodos da manhã e tarde.

Os interessados deverão entrar em contato com Emília pelo telefone (11) 98087-9109.

 

7 – ESTIMULAÇÃO ELÉTRICA TRANSCUTÂNEA DOMICILIAR PORTÁTIL NA OSTEOARTROSE DE JOELHOS

A Disciplina de Anestesiologia, Dor e Terapia Intensiva está recrutando 30 voluntários para uma pesquisa que visa avaliar o efeito da estimulação elétrica transcutânea domiciliar portátil em pacientes com osteoartrose de joelhos, comprovada por Raio-X há mais de três meses, que sintam dor e desconforto e não estejam realizando qualquer tipo de tratamento no momento.

Não podem participar do estudo aqueles com: hipersensibilidade ao medicamento (Codeína e Paracetamol), arritmia, infarto do miocárdio recente, grávidas, portadores de marcapasso ou com alterações cognitivas.

Os candidatos podem ser de ambos os sexos e devem ter idade acima de 18 anos.

Os selecionados passarão por avaliação médica inicial e exames de imagem, quando necessário, sendo separados em grupos.

Um deles será orientado a utilizar a eletroestimulação transcutânea duas vezes por dia, durante 20 minutos, por um período de dez dias, em casa.

O outro receberá somente medicação. Ambos serão reavaliados quanto ao nível de dor e melhora na funcionalidade dos joelhos por meio de questionários.

Não haverá coleta de sangue ou exames invasivos.

Os interessados podem entrar em contato com Ambulatório de Dor Unifesp pelo telefone pelo telefone (11) 99645-1712 (falar com Thaís).

Os atendimentos acontecem no Ambulatório de Dor do Hospital São Paulo, situado na Rua Botucatu, 593.

 

8 – ESTUDO COM USUÁRIOS DE MEDICAMENTOS PARA DORMIR

O Núcleo de Pesquisa em Saúde e Uso de Substâncias (Nepsis), do Departamento de Psicobiologia da Unifesp, recruta voluntários para avaliação da dependência de medicamentos para dormir (hipnóticos) entre usuários de “drogas Z” (zolpidem, zopiclone, zaleplom e eszopiclone) ou de benzodiazepínicos (diazepam, clonazepam, lorazepam, bromazepam, alprazolam, flurazepam, entre outros).

Os voluntários precisam ter mais de 18 anos, saber ler e escrever em português e fazer uso de benzodiazepínicos ou drogas Z há pelo menos três meses, com frequência de pelo menos uma vez por semana.

A participação na pesquisa envolve comparecer uma única vez na universidade em horário comercial para avaliação psiquiátrica sobre o medicamento (30 minutos) e preenchimento de questionários (20 minutos).

Como benefício pela participação, serão fornecidos gratuitamente grupos de meditação (mindfulness).

Inscrições: (11) 5549-2500 / (11) 5549-6466 / (11) 5083-9874 / e-mail: [email protected].

 

9 – LOMBAGIA MECÂNICA POSTURAL CRÔNICA

O Setor de Reabilitação em Reumatologia da Unifesp recruta voluntários com diagnóstico de lombalgia mecânica postural crônica.

Os candidatos, homens e mulheres, com idade acima de 18 anos, devem apresentar sintomas de dor lombar por mais de 12 semanas.

O protocolo é a utilização de palmilhas por um período de seis meses.

O projeto será realizado no próprio setor, localizado na Rua Borges Lagoa, 793 – Conjunto 31.

Os interessados devem entrar em contato com Eider Lima pelo telefone (11) 9-8743-4552 ou pelo endereço eletrônico [email protected].

 

10 – PACIENTES COM DIABETES TIPO 2 QUE NÃO USAM MEDICAMENTOS

O Centro de Pesquisa Clínica em Diabetes da Unifesp está recrutando pacientes com diagnóstico de diabetes tipo 2 que não fazem uso de medicações e, sim, praticam atividades físicas e realizam dietas como forma de tratamento.

Podem participar da pesquisa homens e mulheres com idade de 25 a 75 anos.

Após a avaliação clínica e laboratorial, os voluntários serão incluídos no estudo.

Os pacientes incluídos terão acompanhamento clínico e laboratorial com uso de medicação durante a pesquisa

Os interessados devem entrar em contato com Ana Campos pelo telefone (11) 5576-4982, opção 3, com Rafaela Fernandes pelo e-mail [email protected].

Ou pessoalmente no Centro de Pesquisa Clínica em Diabetes da Unifesp, localizado na rua Estado de Israel, 639, 3º andar, de segunda a sexta-feira, das 10h às 15h.

 

11 – SÍNDROME DAS PERNAS INQUIETAS E TRATAMENTO COM EXERCÍCIOS DE ALONGAMENTO

O Setor de Neuro-Sono da Disciplina de Neurologia da Escola Paulista de Medicina da Unifesp está pesquisando o efeito dos exercícios físicos em pacientes com Síndrome das Pernas Inquietas (SPI) como forma de tratamento não farmacológico para redução dos sintomas.

Podem participar da pesquisa homens e mulheres com idade entre 45 e 65 anos com suspeita de SPI e que não pratiquem exercícios físicos e estar disposto a ficar sem tratamento medicamentoso específico para SPI.

Serão excluídos da seleção os portadores de fraturas, limitações articulares; como bursite, tendinite, luxação, artrite, artrose e outros problemas de ossos, tendões e músculos.

Os pacientes serão divididos em 2 grupos com diferentes tipos de exercícios para verificar seus efeitos.

Após o diagnóstico clínico, os pacientes serão incluídos no estudo.

Os interessados podem entrar em contato com Marcelo Casemiro pelo e-mail: [email protected] ou deverão procurar o Ambulatório de Neuro-Sono da Disciplina de Neurologia da Unifesp, situado à rua Pedro de Toledo, 650, Balcão 5, somente às quartas-feiras a partir das 13h.

 

12 – EFEITO DO MAGNÉSIO E DOR MUSCULAR

O Setor de Dor da Disciplina de Anestesiologia, Dor e Terapia Intensiva da Escola Paulista de Medicina (EPM/Unifesp) recruta voluntários para pesquisa que avalia o tratamento da dor muscular.

Podem participar do estudo, candidatos de ambos os sexos, com idade entre 18 e 60 anos, que apresentam dor muscular.

Os atendimentos acontecerão no Ambulatório da Dor (Rua Botucatu, 593). Os interessados devem entrar em contato pelo telefone (11) 95788-6346, de segunda a sexta-feira, no período da tarde, e falar com a Dra. Neli Stabel.

 

13 – ATENDIMENTO EM TERAPIA FAMILIAR E DE CASAL

A Unidade de Intervenção à Família e Comunidade (Unifac) da Escola Paulista de Enfermagem da Unifesp (EPE/Unifesp) está com vagas abertas para atendimento em terapia familiar e de casal para famílias que vivenciam dificuldades familiares.

Os interessados devem realizar inscrição pelo e-mail [email protected] ou pelo telefone (11) 5576-4848 (Ramal 1778) e falar com Marlene para agendar uma entrevista inicial.

O serviço é gratuito e os atendimentos acontecem na Rua Loefgren, 2018 – Vila Clementino, São Paulo/SP.

 

14 – GRUPO DE LUTO

A Unidade de Intervenção à Família e Comunidade (Unifac) da Escola Paulista de Enfermagem da Unifesp (EPE/Unifesp) oferece grupos terapêuticos voltados a pessoas que perderam seus filhos ou seus pais. Os encontros ocorrem quinzenalmente, às sextas-feiras, das 11h às 12h.

Os interessados devem realizar inscrição pelo telefone 5576-4848 (Ramal 1778) e falar com Marlene ou pelo e-mail [email protected]. O serviço é gratuito e os atendimentos acontecem na Rua Loefgren, 2018 – Vila Clementino, São Paulo/SP.

 

15 – TENDINOPATIA INSERCIONAL DO AQUILES

O Departamento de Ortopedia e Traumatologia da Escola Paulista de Medicina (EPM/Unifesp) recruta pacientes, de ambos os sexos, com idade entre 18 e 65 anos, que tenham diagnóstico clínico de Tendinopatia Insercional do Aquiles (esporão superior, tendinite calcânea), para realização de estudo com terapia por ondas de choque e fisioterapia motora.

Os pacientes terão acompanhamento clínico e tratamento fisioterápico até o final do tratamento. As sessões acontecerão às terças-feiras, às 7h, no Ambulatório de Terapia por Ondas de Choque (CPRT – Centro de Pesquisa e Regeneração Tecidual), do Centro de Traumatologia do Esporte (CETE), localizado no Clube Escola Unifesp (Rua Estado de Israel, nº 636 – Vila Clementino).

Não há necessidade de o paciente ser matriculado no Hospital São Paulo, que precisa portar apenas o cartão do Sistema Único de Saúde (SUS).

Inscrições pelo telefone: (11) 5576-4848 (VoIP 1384).

 

Pesquisa mostra o impacto das dores no cotidiano das pessoas

16 – NEUROESTIMULADOR CEFALY E DOR DE CABEÇA

O Setor de Cefaleias do Departamento de Neurologia e Neurocirurgia está recrutando voluntários para participar de pesquisa que avalia a eficácia de um novo tratamento para prevenção das crises de dor cabeça, o neuroestimulador Cefaly.

Podem se candidatar pessoas de ambos os sexos, com idade entre 18 e 65 anos, com escolaridade mínima (segundo grau completo) e apresentar quadro de dor de cabeça por mais de 15 dias durante o mês e por, pelo menos, três meses. Serão excluídos aqueles que possuem outras doenças ou tomar medicações de uso contínuo.

Os voluntários precisam ter disponibilidade de comparecer ao setor para cinco consultas durante um período de, no mínimo, quatro meses. Estarão disponíveis 60 vagas.

Para mais informações, entrar em contato com a Rose Fukue pelo WhatsApp® (11) 98492-3141.

 

17 – EFEITO DA METADONA NO TRATAMENTO DA DOR EM PACIENTES ONCÓLOGICOS

O Setor de Dor da Disciplina de Anestesiologia, Dor e Terapia Intensiva da Escola Paulista de Medicina (EPM/Unifesp) recruta voluntários para uma pesquisa que visa avaliar o efeito da metadona no tratamento de pacientes com dores decorrentes de doenças oncológicas.

Podem participar da pesquisa homens e mulheres, com idade igual ou superior a 18 anos e que apresentam diagnóstico de doença oncológica e dor. Serão excluídos aqueles com doença psiquiátrica, hipersensibilidade ao medicamento, grávidas, pessoas em uso de opióide forte (morfina, metadona, oxicodona) e pacientes que estejam com dor controlada.

Os selecionados passarão por avaliação médica inicial e serão sorteados para um dos seguintes grupos:

O que será avaliado a associação da metadona em baixas doses ao tratamento e o que receberá prescrição de analgesia sem a medicação metadona. Ambos os grupos serão acompanhados e receberão medicamentos via oral durante o período de três meses.

Consultas serão realizadas no início do tratamento semanalmente e, após um mês, mensalmente.

Os voluntários serão avaliados clinicamente em cada uma delas, respondendo também a questionários.

Os interessados devem entrar em contato com o Ambulatório de Dor da Unifesp pelo telefone (11) 5576-4848 (ramal 17006) nas segundas e terças-feiras, entre 8h30 e 12h, para agendar consulta com Dr. Feliciano Contardo N. Duarte.

Os atendimentos acontecerão no próprio Ambulatório de Dor, situado na Rua Botucatu, nº 593.

 

18 – TABAGISMO E ESTÍMULOS VISUAIS

O Departamento de Psicobiologia da Escola Paulista de Medicina (EPM/Unifesp) está recrutando voluntários para pesquisa que pretende verificar se há diferenças nas medidas fisiológicas de fumantes e não fumantes quando apresentados a estímulos visuais.

Podem participar homens e mulheres, de 18 a 60 anos, que não possuam transtornos psiquiátricos e que não façam uso abusivo de álcool ou outras drogas, exceto nicotina.

Os candidatos passarão por avaliação de frequência cardíaca, secreção de suor das mãos, diâmetro da pupila, cortisol da saliva, com a possibilidade também de coleta de sangue.

Os voluntários devem preencher o formulário disponível no link e serão contatados para agendar o dia do teste.

Mais informações pelo e-mail: [email protected].

19 – PERFIL DO USO CONCOMITANTE DE MÍDIAS

O Departamento de Psicobiologia da Unifesp desenvolve uma pesquisa online para descobrir o perfil da população brasileira com relação ao tempo de utilização de várias mídias ao mesmo tempo (celular, computador, televisão, rádio), comportamento conhecido como media multitasking.

Mesmo que você não use muitas mídias de forma concomitante é importante que responda ao questionário.

Além disso, o estudo tem o objetivo de avaliar as consequências da intensidade dessa prática em relação ao sono, problemas de atenção e estresse.

Para participar, é preciso ter mais de 12 anos e ter disponibilidade de cerca de 15 minutos.

Clique no link para responder ao questionário: https://goo.gl/6yanQ7.

Mais informações podem ser obtidas com a pesquisadora Roberta Ekuni de Souza pelo e-mail: [email protected].

 

20 – PRÁTICA DE ESTUDO POR UM APLICATIVO GRATUITO

O Departamento de Psicobiologia da Unifesp convida estudantes, vestibulandos e aqueles que vão prestar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a participar de uma pesquisa que envolve o uso do aplicativo APProvado.

Esse aplicativo é baseado em mobile learning (m-learning), ou seja, aprendizagem móvel (aprender em qualquer lugar, a qualquer momento) e a técnica de aprender empregada é proposta pela literatura internacional na área de neurociências cognitivas.

Para participar, é preciso ter mais de 16 anos.

O candidato receberão cinco questões de Biologia por dia, enviadas por celular durante 12 semanas.

As questões se repetirão em intervalos de tempo diferentes, o que ajudará o candidato a aprender e ser APProvado!

Para participar, acesse: www.approvado.com.br.

Mais informações podem ser obtidas no vídeo https://youtu.be/HHtNps1Vktc ou com a pesquisadora Roberta Ekuni de Souza pelos e-mails: [email protected] / [email protected].

 

21 – PESQUISA SOBRE SATISFAÇÃO CONJUGAL

A Unidade de Intervenção à Família e Comunidade (Unifac) recruta casais interessados em participar de pesquisa sobre satisfação conjugal relacionada ao funcionamento e satisfação sexual de casais heterossexuais.

Para fazer parte da pesquisa, os voluntários serão convidados para dois encontros, sendo o primeiro para responder a instrumentos avaliativos. Para o segundo encontro ambos os parceiros, participarão de uma atividade com técnicas psicodramáticas.

Os encontros serão realizados na Rua Leandro Duprett, 166 – Vila Clementino, São Paulo/SP.

Interessados podem agendar horário no seguinte telefone: (11) 5084-4698, de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 16h.

 

22 – AVALIAÇÃO DO EFEITO DA ACUPUNTURA E DA AMITRIPTILINA EM PACIENTES COM DOR DIFUSA

A Disciplina de Anestesiologia, Dor e Terapia Intensiva está recrutando 40 voluntários para uma pesquisa que visa avaliar o efeito da acupuntura e da amitriptilina em pacientes com dor difusa, há mais de três meses, que compromete o sono e ocasiona fadiga.

Não podem participar do estudo aqueles com: exames laboratoriais alterados; diabetes; doenças na tireoide; doença hepática; outras síndromes dolorosas; doença psiquiátrica; doença reumática ou neuromuscular; doença neurológica; hipersensibilidade ao medicamento (Amitriptilina e Paracetamol).

E ainda: arritmia, infarto do miocárdio recente; coagulopatia; uso de anticoagulantes; grávidas; glaucoma; uso de antidepressivo, anticonvulsivante, neuroléptico, opióide há pelo menos 4 semanas; tratamento com acupuntura até um ano antes do começo do estudo; infecção pelo HIV/Hepatite B.

Os candidatos podem ser de ambos os sexos e devem ter idade entre 18 e 60 anos.

Os selecionados passarão por avaliação médica inicial, exames laboratoriais e serão separados por grupos.

Um deles será submetido à acupuntura duas vezes por semana, durante quatro semanas.

O outro receberá somente medicação. Ambos serão acompanhados durante um período de oito semanas, tempo em que receberão medicamentos via oral.

Haverá preenchimento de questionários.

Interessados podem entrar em contato com Ambulatório de Dor Unifesp pelo telefone 5084-7463, às segundas e terças-feiras, das 8h30 às 12h.

Os atendimentos acontecem no Ambulatório de Dor do Hospital São Paulo, situado à Rua Botucatu, nº 593, por meio de agendamento.

 

23 – UTILIZAÇÃO DE GEL HIDRATANTE DA REGIÃO ÍNTIMA POR MULHERES SEXUALMENTE ATIVAS E COM PARCEIRO FIXO

O Departamento de Ginecologia da Unifesp está recrutando voluntárias com vida sexual ativa e parceiro fixo (companheiro, namorado ou marido).

E que apresentam diminuição do desejo sexual para participar de uma pesquisa sobre a utilização de um gel hidratante da região íntima quanto à resposta sexual.

Podem participar mulheres na menopausa com idade entre 40 e 60 anos de idade.

As voluntárias selecionadas serão submetidas a exame ginecológico e consulta médica antes do tratamento.

As interessadas podem entrar em contato com as pesquisadoras Camilla Parente (11) 98778-0480 (telefone e WhatsApp®).

O atendimento será na Rua Embaú, 66, Vila Clementino, São Paulo/SP.

 

24 – TRATAMENTO CONTRA CÂNCER DE CABEÇA E PESCOÇO

A Disciplina de Cirurgia de Cabeça e Pescoço está recrutando voluntários para participar de uma pesquisa sobre a combinação de raios laser e quimioterapia para tratamento do câncer de cabeça e pescoço.

Podem participar do estudo homens e mulheres com idade entre 21 e 70 anos, portadores de cânceres de cabeça e pescoço que voltaram a crescer mesmo depois de outros tratamentos como cirurgia, radioterapia e/ou quimioterapia.

Os voluntários passarão por uma avaliação preliminar com os médicos responsáveis pela pesquisa e os candidatos selecionados farão exames pré-operatórios e serão internados no Hospital São Paulo para serem submetidos a uma sessão de quimioterapia e laser terapia sob anestesia geral no centro cirúrgico (tempo do procedimento: 1 hora).

O tratamento visa melhorar as condições locais do câncer e a qualidade de vida.

Os interessados podem entrar em contato pelos telefones (11) 98752-4598 ou (11) 98729-7268, ou pelos e-mails [email protected] ou [email protected].

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.