Como vencer o abandono dos animais em Santos | Boqnews

Você informa

30 DE MAIO DE 2016

Siga-nos no Google Notícias!

Como vencer o abandono dos animais em Santos

Artigo escrito pelo médico veterinário e professor da Unisanta (Universidade Santa Cecília), Eduardo Ribeiro Filetti

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

Existem mais de mil animais de estimação na Baixada Santista a espera de um novo lar nos centros de proteção animal e acolhimento mantidas pelas prefeituras, clínicas médico veterinárias que trabalham com a causa animal, lares provisórios e casas de protetores. Campanhas de doação de animais não conseguem resolver o problema. A entrada de novos animais existe diariamente.A grande parte destes animais teve um lar e foi abandonado por seus donos pois entraram na vida destas pessoas como brinquedo ou mercadoria descartável. Após a empolgação inicial e/ou alterada as condições de vida dos seus integrantes ,eles são abandonados !Apesar dos esforços das entidades e/ou pessoas voltadas a causa animais estes tem sido insuficientes para resolver o problema pois o abandono tem sido bem maior do que as doações.Campanhas de castração evitando reprodução descontrolada de animais estão sendo feitas de acordo com programas governamentais , campanhas de doação também são feitas com muita regularidade , então o que falta para vencermos esta batalha ?

Acredito que além de incrementar estas políticas públicas descritas acima temos criar mecanismos obrigando que todos os animais filhotes que sejam vendidos ou doados no nosso município seja chipados . O chip é quase indolor quando aplicado na técnica correta e tendo baixo custo poderia ser implantado facilmente. Em curto espaço de tempo todos os animais estariam chipados pois esta medida seria também implantada nos animais adultos que fossem aos centros de tratamento público e clínicas particulares.

Temos que levar aos jovens nos colégios municipais e estaduais a importância dos animais e da posse responsável, quem compra ou ganha um pet tem que saber que se trata de um compromisso para toda a vida e que eles também envelhecem e exigem atenção.São seres vivos maravilhosos que merecem carinho e atenção.

Hoje existem leis que punem o abandono que são classificadas com crime porém de difícil aplicação.Acredito que com a ajuda do poder público, das clínicas veterinárias (que ajudam na causa animal), das Ocips e Ongs de proteção animal , criando a consciência sobre a posse responsável entre a população e a colocação de chips identificatórios podemos avançar bem nesta questão.

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.