Economia, Política e etc… | Boqnews

Opinião

14 DE ABRIL DE 2016

Siga-nos no Google Notícias!

Economia, Política e etc…

O jornalista Clóvis Duduka Monteiro analisa o atual cenário político às vésperas da votação do processo de impeachment contra a presidente Dilma Rousseff

Por: Clóvis Duduka Monteiro
Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

– 100.000 empresas fecharam no ano passado segundo a Federação do Comércio do Estado de São Paulo.

– 10.000.000 de desempregados segundo o IBGE.

– Inflação alta.

– 49% dos brasileiros endividados.

– Dois anos de queda seguida na produção da indústria.

– etc.

Realmente são dados alarmantes, como diz categoricamente meu amigo, Gilberto Magnani, ao encaminhar e-mail com estes informes econômicos. Números que assombrariam qualquer país civilizado, o que não parece ser o caso do Brasil. O que me incomoda é que não tenho acompanhado os analistas econômicos e políticos com relativa frequência e o pouco que ouvi fazem análises negativas sobre os próximos meses: mais inflação, mais recessão e mais aumento de impostos. Ou seja, desemprego e falência… A despeito do cai não cai governo petista e assume ou não assume Michel Temer, o fato é que o país parou. Projetos para nossa Nação nem se comenta.

 “Pois é, parça. Nóis fais a nossa parte”…

Como me ensinaram que existe um ditado chinês que diz que um fato tem três versões (a minha, a sua e a verdadeira), o fato é que a batata e a cebola estão muito caras nas feiras. Que o pão é vendido por quilo por preços preocupantes e que o papelote e o crack, nas biqueiras, mantém o mesmo valor desde os tempos de implementação do Plano Real – fazendo com que o tráfico e a pirataria com preços estáveis há muito tempo sejam os mais fiéis parceiros econômicos comerciais do país no momento atual – nesse caso o Dólar deve estar no 1 x 1 com a nossa moeda. Não podemos falar da maconha, pois as safras não foram muito boas nos últimos anos e as variações são devidas as manifestações da natureza, o que não deixa de ser um fato…

Isso sem contar que os grandes roubos e assaltos cinematográficos estão retornando para delírio da mídia burguesa nacional, fazendo um belo giro na economia tupiniquim… e que não serve para aliviar em nada o bolso de milhões de honestos brasileiros. Apenas mantém os mesmos grupos no poder… O poder pelo poder…

No campo politico, o jornalista aposentado, José Rodrigues – ex Estadão, tem uma saída: o melhor que temos a fazer é torcer para que o Eduardo Cunha se torne Presidente da República, o Jair Bolsonaro se torne Ministro da Justiça e que o Pastor Marco Feliciano seja indicado para a Secretaria Nacional das Minorias e dos Direitos Humanos ou para a Secretaria da Igualdade Racial ou outro nome que o valha, pois só assim teremos a “Cura Gay” de verdade.

Se o voto (de castidade?) continuará obrigatório por onde estarão os nossos direitos? Nem gozar podemos?

No meu caso aguardo um novo plano econômico ou algum plano de reabilitação e estabilização do Real – desses que Itamar Franco juntou no inicio do seu governo de ex vice… Impeachment or not impeachment, this is questions, economistas tributaristas ou desenvolvimentistas?!? Como as moedinhas perderam o valor há alguns anos, acredito que um grupo de de estudiosos nos prepara uma surpresa – o que me parece inevitável.

E nesse caso, vai sobrar para o bolso dos brasileiros o preço amargo de uma estabilização monetária paritária com qualquer que seja a moeda, seja norteamericana (dólar ) ou européia (euro)… Ainda que não exista a tão sonhada moeda única sul ou latinoamericana, mas vai quê…

O país de chuteiras espanholas

Quando o estado é incapaz de gerir suas ilegalidades e apenas observa ex presidentes, deputados, vereadores, asseclas e demais agentes públicos, comissionados ou não, funcionários estatutários e empresários enriquecerem ilicitamente ou legalmente sob sua tutela e quando magistrados se tornam inoperantes é sintoma grave de que nossa democracia anda enferma.

E, ainda, quando o estado é incapaz de estancar a sangria financeira de falidos clubes de futebol – decretar suas falências – os nossos magistrados com camisas estampadas com distintivos em seus gabinetes não conseguem se livrar deste dogma -, com seus impagáveis déficits públicos e irreais salários de jogadores e dirigentes, que em contraste com a realidade salarial da grande maioria do povo brasileiro se torna aviltante demais, verificamos que, definitivamente, chegamos ao fundo do poço. Por que, senhores, empresas fecham. E o que é um clube de futebol? Por que tantos privilégios, quando nos últimos anos os escândalos financeiros se agigantaram? Nelson Rodrigues morreu há muito tempo…

E pensar que precisamos de Cristianos Ronaldos, Messis e Neymares como heróis… Basta a vergonha do último mundial em nosso solo.

Bem, não acredito que o Brasil aguente até 2018 com essa flutuação econômica e sensação de instabilidade política. O país necessita urgente de reformas. O sistema político está em estado terminal e graves convulsões sociais se avizinham, principalmente depois dos resultados políticos do impeachment, neste final de semana, e das próximas eleições no país.

Se a história está se repetindo, para o bem ou para o mal, não sabemos. Mas o alto número de farmácias e drogarias que estão surgindo em cada esquina nas cidades brasileiras indicam que nossa sociedade está atravessando um grave quadro clínico de ausência de saúde cívica.

Ou será que tudo vai acabar numa enorme pizza do tamanho da Amazônia?

De resto é tudo etc…

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.