Que Legislativo queremos para a nossa Cidade? | Boqnews

Política

01 DE MARÇO DE 2017

Siga-nos no Google Notícias!

Que Legislativo queremos para a nossa Cidade?

Vereador e líder do PSDB na Câmara, Ademir Pestana, destaca a missão de trabalhar com afinco para que a sociedade restabeleça a confiança nos homens públicos.

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

O ano de 2016 foi marcado por uma profunda crise política nos três poderes constituídos: Executivo, Legislativo e Judiciário decorrente da Operação Lava Jato, impeachment e disputa entre os poderes. O episódio, sem dúvida, abateu os brasileiros que mesmo com nossa democracia relativamente consolidada, as principais instituições tiveram suas estruturas profundamente abaladas e são ampla e continuadamente objeto de desconfiança dos cidadãos brasileiros.
Mas o que o legislativo local tem a ver com isso? As casas legislativas sofreram um desgaste sem precedentes e por sua vez a imagem de nós parlamentares de um modo geral acabou sofrendo o efeito dominó. Entendo por isso que a sociedade exige e com razão cada vez mais transparência dos atos do segundo poder.

Na condição de cidadão e homem público percebo que se instalou no inconsciente coletivo que a política é oportunidade para ganhar poder, enriquecer-se e distribuir favores em benefício de correligionários. Este pensamento enfraquece o entendimento de que a participação na vida pública precisa ser fundamentada na nobreza de servir o povo. Somos agentes políticos tendo a missão de sermos os guardiões da cidade.

Nosso papel enquanto vereador não se limita às sessões plenárias, pois vai muito além. Temos que estar disponíveis para ouvir permanentemente a sociedade, observar atentamente as demandas e buscar soluções viáveis para os problemas que cercam a cidade e seus habitantes.

Mobilidade Urbana, Saúde, Educação, Meio Ambiente e Segurança são temas emergentes e que estão na pauta de discussões da sociedade civil organizada, sobretudo, nas casas legislativas. Que cidade e que legislativo queremos? Esta pergunta deve estar na pauta diária de nós políticos, educadores, profissionais da saúde, ambientalistas, esportistas, trabalhadores, estudantes, aposentados e donas de casa.

As comissões instaladas nas casas legislativas são instrumentos de participação popular pelas quais são debatidos temas importantes por meio de audiências públicas organizadas pelos seus integrantes. Para as reuniões os gestores públicos são convidados a dar explicações sobre determinado assunto e buscar soluções para os mais diversos problemas. Podem ser temas dos mais polêmicos ou aqueles que são inerentes ao nosso cotidiano.

Alguma dose de desconfiança em instituições pode até ser um sinal sadio na democracia, porém, a desconfiança contínua e em excesso pode significar que os cidadãos perceberam que as instituições, no caso o legislativo constituem o oposto àquilo para o qual existem.

Temos a missão de trabalhar com afinco para que a sociedade restabeleça a confiança em nós, homens públicos. Afinal, somos protagonistas do desenvolvimento da cidade uma vez que discutimos e votamos projetos que interferem na vida das pessoas. O que se espera de um gestor ou vereador é que este respeite os cidadãos e às estruturas que regulam a vida social.

*Ademir Pestana é vereador pelo PSDB e líder do Governo na Câmara de Santos

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.