Você é uma marca! | Boqnews

Sua Opinião

14 DE FEVEREIRO DE 2017

Siga-nos no Google Notícias!

Você é uma marca!

Rubens Mendrona Filho fala sobre a importância da criação de uma marca pessoal

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

Um dos objetivos mais comuns entre as pessoas no início do ano é alavancar a carreira profissional. No entanto, a concorrência é grande e se você pretende se destacar no seu trabalho ou num processo seletivo aconselho a desenvolver a sua marca pessoal.

O processo de construção de uma marca pessoal é complexo, pois se concentra em criar uma personalidade única e identificável para uma pessoa com base nos seus atributos, forças e paixões que impulsionam o seu trabalho e a vida. Desta forma, exige-se a elaboração de um conjunto de padrões de identidade que devem ser rigorosamente seguidos.

Os primeiros resultados do desenvolvimento da marca deverão aparecer somente após alguns meses, pois é uma estratégia permanente que deve gerar frutos a médio ou longo prazo. De qualquer forma, o investimento vale a pena e, por isso, venho propor inicialmente pequenas mudanças, passos simples, mas que podem mudar o rumo da sua carreira.

O pontapé inicial para este processo de mudanças deve partir de uma reflexão e pesquisa sobre si. Como você se vê daqui a 20 anos? No que você é hábil e como desenvolveu essas habilidades? Quais foram suas conquistas; por que e como você as construiu? Qual imagem deseja transmitir para as pessoas? Quem é o meu público-alvo?

Essas perguntas vão lhe ajudar a conhecer e entender melhor sua história, habilidades, planejamento pessoal e profissional, evolução na carreira e objetivos a conquistar.

O próximo passo é pesquisar e identificar o que as pessoas pensam sobre você. Pergunte aos mais próximos quais adjetivos e atributos definem e destacam sua personalidade. Esse é um exercício importante para entender qual imagem você projeta.

Hoje é muito comum empregadores ou clientes em potencial avaliarem nossas redes sociais. Desta forma, seu perfil deve refletir como você deseja ser visto. Sugiro que você faça um teste pedindo para desconhecidos avaliarem seu perfil nas redes sociais e, assim, você perceberá qual impressão passa para quem não o conhece.

Também é importante expor os pensamentos relacionados à atividade profissional em sites, blogs e redes sociais. Participe de debates, apresente suas conquistas, gere e propague conteúdo relevante.

As pessoas sabem da importância de se vestir adequadamente, do comportamento cordial e linguajar apropriado. Ainda assim, muitas esquecem de dar a devida atenção a isso. Portanto, lembre-se sempre que seu vestuário reflete a sua personalidade e esteja sempre vestido de forma adequada à ocasião. Comporte-se de maneira civilizada e educada, pois linguajar inadequado ou ofensas podem denegrir a sua reputação sem que você perceba.

Outra dica relacionada a imagem é a utilização de fotos profissionais. Diga ao fotógrafo a impressão que você pretende criar e coloque sua foto no seu perfil profissional, currículo e nas assinaturas de e-mail.

A máxima, só é lembrado quem é visto, continua valendo. Por isso, amplie seu networking, faça cursos e participe de eventos da sua área. Por que não marcar um café ou almoço com seus contatos profissionais para colocar o papo em dia? Então, seja visível, acessível, expanda sua rede de relacionamentos e torne-se popular. Afinal, esta é uma estratégia chave para construir uma boa reputação.

Por fim, seja natural e não perca a sua essência.  O objetivo final é criar uma identidade bem definida, coerente e identificável para as pessoas.  Agora, desenvolva sua marca e construa a ponte até o sucesso. Mãos à obra.

 

(*) Rubens Mendrona Filho é administrador de empresas, especialista em Marketing Estratégico pela USP e consultor de Marketing na R Amaral & Associados.

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.