As linhas 203 (Centro – Canal 3 – José Menino), 204 (Ferry Boat – Afonso Pena/Gonzaga – Centro) e 206 (Ferry Boat – Pedro Lessa/Gonzaga – Centro) do Seletivo Santos, operadas pela empresa Guaiúba Transportes Ltda, sairão de circulação a partir da próxima segunda-feira (24). A informação está sendo repassada aos usuários do transporte pelos próprios motoristas dos ônibus.
De acordo com a Prefeitura de Santos, as linhas serão extintas em razão da baixa demanda. “As três linhas juntas transportam apenas 7% do total de passageiros, enquanto as outras quatro (201, 202, 205/Jovino de Melo e 205/São Jorge) são responsáveis por 93% dos usuários conduzidos”, diz a nota.
Passageiros que têm apenas essas linhas para ir em pontos específicos da cidade reclamam da decisão da empresa. “Acho isso um absurdo. Acredito que essa baixa demanda seja porque o Seletivo passa apenas de uma em uma hora. Se esse intervalo entre os ônibus fosse menor, com certeza mais pessoas usariam o transporte”, diz Geanete Aparecida.
Carla Nascimento, usuária do 206, conta que terá sua rotina afetada pela ausência do transporte. “Este é o único ônibus que faz Canal 1 – Pedro Lessa. Não tem ônibus municipal que supra essa necessidade. Ainda não sei como farei na próxima semana… dependo do transporte público para ir trabalhar”, diz.
Cartão transporte
Outra preocupação por parte dos usuários é a questão do cartão transporte. Uma passageira que preferiu não se identificar conta que colocou crédito no cartão há pouco tempo pois não sabia que as linhas que costuma usar — 203 e 206 — não funcionariam mais.
“Só fui informada hoje. Eles não divulgaram nenhum comunicado. Acho isso uma falta de respeito com a população. E agora, o que eu faço? Saio do prejuízo? Vão me ressarcir?”, questiona.
Segundo a CET Santos, haverá ressarcimento pela Guaiúba Transportes e os procedimentos estão sendo acertados nesta semana. A partir de segunda-feira (24) os usuários de transporte seletivo poderão telefonar para o SAC da Guaiúba Transportes – 3344.3004 ou encaminhar e-mail [email protected], a fim de obter informações.
Contrato
No dia 26 de agosto deste ano, a CET renovou contrato com a Guaiúba Transportes dispensando licitação. O ato foi divulgado na edição do dia 12 de setembro do Diário Oficial de Santos.
Sobre o valor de R$ 3.600.460,90 (três milhões, seiscentos mil, quatrocentos e sessenta reais e noventa centavos), a CET-Santos diz, em nota, “que não remunera o serviço prestado pela Guaiuba Transportes ou vice-versa, sendo a tarifa a única arrecadação da permissionária. O valor do contrato é uma estimativa correspondente à receita do sistema. Também com base nesse valor faz-se o cálculo da apólice de seguro de garantia do contrato. No contrato há cláusulas que permitem ajustes operacionais a fim de manter o equilíbrio econômico financeiro do sistema”.