Vereadores santistas querem saber por qual razão a Cidade, cuja população acima de 60 anos supera os 20%, oferece poucas vagas públicas para idosos em entidades benemerentes? A Casa do Sol, por exemplo, que tem capacidade para atender 106 idosos, só disponibiliza 28 vagas públicas, em razão dos valores repassados pela Prefeitura de Santos estarem defasados em 45%, segundo o presidente da entidade, Percival Vicente.
O motivo é claro: verbas públicas repassadas pela União e Estado Afinal, é melhor investir na construção de escolas – muitas delas para abrigar crianças residentes em outras cidades, como Guarujá e São Vicente – em razão das polpudas verbas do Fundeb – Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica, do que efetivamente em vagas para abrigar idosos carentes, vários deles abandonados pelas ruas da Cidade, cujos gastos são mantidos praticamente pelo município.
Está na hora, porém, de repensar esta realidade, pois o volume de idosos cresce de forma inversamente proporcional ao da natalidade infantil santista.
Deixe um comentário