
Integrantes da área de segurança pública analisaram a queda na violência e o aumento do público frequentador dos estádios para a manutenção da proibição. Foto: Divulgação
A regra da torcida única para jogos clássicos de futebol no Estado de São Paulo continuará valendo para o ano de 2017. A decisão foi tomada de forma unânime, na manhã desta quarta-feira (14), em uma reunião técnica com as polícias Civil e Militar, Federação Paulista de Futebol (FPF), Ministério Público, Poder Judiciário e representantes dos quatro grandes clubes paulistas.
A regra, adotada em abril do ano passado, visava reduzir a violência entre torcidas organizadas durante as grandes partidas. Desde então, as forças policiais perceberam a diminuição dos confrontos e, principalmente, aumento do público.
“No ano passado, tivemos um público aproximado de 290 mil torcedores. Este ano, já ultrapassa os 361 mil”, informou o secretário da Segurança Pública, Mágino Alves Barbosa Filho.
O titular da pasta credita esse aumento de 24% aos torcedores comuns, que voltaram a “se sentir mais à vontade para ir nos jogos com familiares e amigos”.
O Comando de Policiamento de Choque (CPChq) informou que os embates entre torcidas rivais caíram em 75%. Por conta da decisão de torcida única, foi possível reduzir em 50% o uso de policiais para escolta das organizadas, em 38% o efetivo no caminho e entorno dos estádios (do CPChq) e em 24% o número de policiais na segurança em geral (estes, dos comandos de policiamento da Capital e de Trânsito).
Essa mudança permitiu que mais PMs fossem destinados a outras atividades, como o patrulhamento ou apoio em operações.