Em tempos de informação em tempo real, a clareza nos princípios é fundamental para se evitar desgastes desnecessários. Exemplos ocorridos na última semana servem para exemplificar tal situação.
Desgaste desnecessário II
O primeiro foi o lançamento de edital de chamamento para empresas interessadas em patrocinar a queima de fogos no Réveillon. Ora, sempre foram empresas parceiras que ajudaram o evento, cujos nomes nunca foram revelados – várias delas fornecedoras do Poder Público. Mas como a lista de devedores é enorme, ficaria difícil pedir pela contribuição.
Desgaste desnecessário III
Depois das críticas em razão do risco da queima de fogos não ocorrer, a empresa VLI adquiriu uma das cotas e outros parceiros – cujos nomes, como de costume, não foram revelados – vão colaborar para a manter a tradição da festa. Enfim, o modus operandi foi o mesmo de anos anteriores. Resta saber se as empresas beneméritas irão querer utilizar da contrapartida oferecida pela Administração, com a exibição da logomarca em folhetos e faixas.
Desgaste desnecessário IV
Outro exemplo ocorreu com a forma como divulgaram o atraso no pagamento do 13º. Em uma lacônica nota em seu facebook, às 18h49 da última segunda (19), com os dizeres “A Prefeitura fará o pagamento do salário de seus 12 mil servidores nesta quinta-feira, dia 22. O 13º salário será pago na próxima semana” provocou um enorme alvoroço unindo até os sindicatos rivais. Esta seria a segunda vez na história que o pagamento deste benefício atrasaria (o outro ocorreu na gestão do prefeito David Capistrano, há 20 anos).
Desgaste desnecessário V
Não bastasse, o secretário de Gestão, Fábio Ferraz, futuro secretário de Saúde, sentiu na pele a pressão da categoria e assegurou que o 13 seria pago até terça (27), em razão do pagamento do ICMS, após encontro com sindicalistas no final da tarde do mesmo dia. Na quarta, a Prefeitura soltou novo comunicado informando que 84% dos servidores (9.578) receberiam o benefício nesta sexta (23), um dia antes do prazo limite, conforme o estatuto dos servidores. E os demais, com salários maiores, receberão a segunda parcela na terça (27), quando cairão os recursos do ICMS.
Deixe um comentário