Instituto Procomum lança microbolsas para ações de inovação cidadã | Boqnews

Baixada Santista

17 DE JANEIRO DE 2017

Siga-nos no Google Notícias!

Instituto Procomum lança microbolsas para ações de inovação cidadã

Na quinta-feira, 19 de janeiro, a partir das 18h30, na Estação Cidadania, ocorrerá um conversatório e uma confraternização aberta aos interessados.

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

Com o objetivo de fomentar e impulsionar projetos e iniciativas cidadãs locais, o Instituto Procomum lança nesta terça-feira (17) a convocatória Circuito LABxS (Lab Santista). O projeto irá oferecer 12 microbolsas de 1,2 mil reais para propostas inovadoras que contribuam para melhorar a vida em comum e fortalecer a cidadania. As inscrições podem ser realizadas entre os dias 17 de janeiro e 3 de fevereiro, no portal do Instituto.

A chamada pública é aberta a pessoas, coletivos, organizações da sociedade civil, produtoras ou pequenas empresas. Cada proponente pode apresentar ou estar envolvido em no máximo dois projetos. A convocatória é inédita na Baixada Santista e conta com recursos oriundos do patrocínio da Fundação Ford para o projeto do LABxS. “O edital é aberto a qualquer boa proposta de caráter público”, afirma Marília Guarita, diretora administrativa do IP.

A convocação destina­-se a comunicadores, midialivristas, griôs, educadores, artistas, arquitetos, biólogos, cientistas, engenheiros, atletas, músicos, atores, técnicos, cineastas, urbanistas, makers (fazedores), criadores e interessados em geral.

Os vencedores receberão, além de recursos, orientação técnica do Instituto Procomum. A equipe do IP também vai estimular a cooperação entre os contemplados e não contemplados e a articulação em rede. As atividades vencedoras devem ser realizadas entre março e abril de 2017. Os critérios de seleção irão privilegiar a diversidade territorial, de gênero e racial, com ênfase no reconhecimento de grupos que são historicamente sub-representados.

Quais propostas podem participar?

O Instituto Procomum procura propostas cidadãs, inovadoras, que estimulem a memória coletiva, a democracia, o cuidado com o meio ambiente, que promovam a cultura livre, as expressões artistícas e a colaboração. Elas devem ter caráter público e fortalecer o bem comum – de preferência em espaços públicos da cidade. Exemplos são as hortas comunitárias, os mutirões de limpeza e ocupações de praças, aplicações digitais, cursos e oficinas e atividades artísticas e culturais.

A convocatória é aberta para novas ideias ou a projetos já existentes que necessitem de apoio. “Pensamos que há vários bons projetos que às vezes com um pouco de recurso podem ganhar enorme força. Daí que não há uma regra de como o dinheiro deve ser gasto”, explica Marina Pereira, produtora do LABxS. “O contemplado pode até comprar um equipamento, se quiser, como no caso de um clube de cinema que precisa de um projetor ou uma biblioteca comunitária que deseja adquirir mais livros para renovar seu acervo”.

Para o diretor-executivo do Instituto Procomum, Rodrigo Savazoni, a convocatória tem como objetivo propor um olhar sobre as cidades como laboratórios, ou seja, um lugar onde seja possível experimentações e invenções. “Entendemos que a principal função desse tipo de intervenção é inventar novas formas de vida, de sociabilidade e de possibilidades de produção e convívio”, comenta Savazoni.

O que é o Instituto Procomum e qual sua atuação?

O Instituto Procomum- IP é uma organização da sociedade civil, sem fins lucrativos, fundada em 2016 com o objetivo de promover os bens comuns (tudo aquilo que é parte da nossa vida e que não está na esfera do mercado e do Estado, como a linguagem, as ruas, as praias, a internet). A atuação do IP na Baixada Santista foi iniciada entre os meses de abril e junho de 2016 com o mapeamento e escuta dos projetos locais de inovação cidadã. O processo resultou na realização do LAB.IRINTO, evento de cárater internacional, que ocorreu em junho de 2016. O LABxS (Lab Santista) é a principal ação do IP para a região.

Como participar?

As inscrições estão abertas de 17 de janeiro até o dia 3 de feveireiro e podem ser feitas no hotsite do projeto.
As dúvidas podem ser enviadas no [email protected]. ou no grupo de Facebook do LABxS (Lab Santista).

 

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.