Apesar das baixas temperaturas que atingiram algumas semanas do último mês, agosto não terá dias tão frios, segundo o climatologista, Rodolfo Bonafim. Em comparação ao ano passado, o inverno de 2017, que termina no dia 22 de setembro, continuará menos rigoroso.
Bonafim, que também é diretor científico da ONG Amigos da Água, esclarece que as ressacas do mar em Santos provavelmente serão menos frequentes neste mês.
“O padrão atmosférico está diferente em relação ao ano passado. Além disso, a temperatura da água do mar também influencia, pois ela tem um papel fundamental na dinâmica do clima”.
Nesta quarta (2), o ar seco predomina na região. Com a aproximação de uma frente fria, ventos do quadrante noroeste sopram com moderada intensidade no litoral e as temperaturas sobem um pouco mais (ontem a alta chegou a 28,1º C) e a umidade relativa do ar chegou a 21%, considerado estado de atenção pela Organização Mundial de Saúde.
A frente fria chegará nesta quinta (3) trazendo chuva e rompendo a imensa massa de ar seco. Hoje, segundo o climatologista, completam-se 31 dias sem chuva mais intensa em Santos e região, algo raro.
Nesta entrevista ao programa Panorama Regional, o climatologista também revela os impactos que obras como a possível termelétrica de Peruíbe afetará à qualidade do ar do município. Audiências públicas estão sendo realizadas na região. Ouça a entrevista na íntegra no Canal de Áudio Boqnews nos horários: 14h e 18h.