PF prende criminosos em Praia Grande durante Operação Recidiva | Boqnews
Operação Recidiva
Foto: Divulgação
4 de setembro de 2018

PF prende criminosos em Praia Grande durante Operação Recidiva

A Operação Recidiva, da Polícia Federal, deflagrou nessa terça-feira (4), e dentre as cidades envolvidas está Praia Grande, a única de região na operação.

Foram executados mandado de prisão preventivas. E também nove mandados de busca e apreensão.

Além disso, foi feito um novo mandado de prisão contra o homem preso em abril.

Além de Praia Grande, as ações ocorreram nos municípios de São Paulo, Diadema, Ribeirão Pires e Aguai.

Todos os mandados foram expedidos pela 3ª Vara Criminal Federal de Santo André.

A organização, alvo em abril deste ano da Operação Púnico, era especializada em inserir dados falsos nos sistemas de informação do INSS e criar benefícios a pessoas que não tinham direito a eles. Neste caso, o auxilio reclusão fraudulentos para presos que não tinham direito ao benefício.

Após o esquema ser descoberto pela PF em março deste ano, servidores passaram a ser ameaçados para permitir a continuidade das fraudes.

Operação Púnico

Em abril foi realizada a Operação Púnico contra o grupo criminoso, mas, apesar das três prisões, as ameaças não cessaram, o que gerou novas investigações e a ação policial de hoje, com a prisão de líder dos suspeitos.

Em um dos endereços da busca, no município de Aguai, foi encontrada uma arma em situação irregular, o que levou à prisão em flagrante de um homem.

O inquérito teve início dia 22 de março, com a informação de que a chefe da agência da Previdência Social em Santo André estava sendo ameaçada após ter descoberto um esquema criminoso envolvendo um servidor lotado naquela mesma agência.

Em razão disso, ter cortado seu acesso aos sistemas de inserção de beneficiários. As ameaças haviam se iniciado no dia seguinte ao corte do acesso.

Após algum tempo, o gerente-executivo também começou a receber ameaças por telefone. As ameaças de agressão e morte mencionavam familiares.

A pedido da PF, o INSS realizou uma breve varredura nas atividades do servidor. Isso em razão da necessidade de ação rápida, tendo verificado 12 benefícios que ele havia processado.

Dessa análise, 100% dos benefícios tinham indícios de fraude. A COINP aprofundou a análise dos casos e verificou outras fraudes envolvendo o grupo investigado.

Os investigados respondem, na medida de suas participações, pelos crimes de inserção de dados falsos em sistemas informatizados da União; estelionato contra a União; ameaça e organização criminosa, com penas que variam de 1 mês a 13 anos e 4 meses de prisão.

Da Redação
Compartilhe:

Quem Somos

Boqnews.com é um dos produtos da Enfoque Jornal e Editora, que edita o Boqnews, jornal em circulação em Santos, no litoral paulista, desde 1986.

Fundado pelo jornalista Jairo Sérgio de Abreu Campos, o veículo passou a ser editado pela Enfoque desde 1993, cujos sócios são os jornalistas Humberto Challoub e Fernando De Maria dos Santos, ambos com larga experiência em veículos de comunicação e no setor acadêmico, formando centenas de gerações de jornalistas hoje atuando nos mais variados veículos do País e do exterior.

Seguindo os princípios que nortearam a origem do Jornal do Boqueirão nos anos 80 (depois Boqueirão News, sucedido pelo nome atual Boqnews) como veículo impresso, o grupo Enfoque mantém constante atualização com as novas tendências multimídias garantindo ampliação do leque de conteúdo para os mais variados públicos diversificando-o em novas plataformas, mas sem perder sua essência: a credibilidade na informação divulgada.

A qualidade do conteúdo oferecido está presente em todas as plataformas: do jornal impresso ou digital, dos programas na Boqnews TV, como o Jornal Enfoque - Manhã de Notícias, e na rádio Boqnews, expandido nas redes sociais.

Aliás, credibilidade conquistada também na realização e divulgação de pesquisas eleitorais, iniciadas em 1996, e que se transformaram em referência quanto aos resultados divulgados após a abertura das urnas.

Não é à toa que o slogan do Boqnews sintetiza o compromisso do grupo Enfoque com a qualidade da informação: Boqnews, credibilidade em todas as plataformas.

Expediente

Boqnews.com é parte integrante da Enfoque Jornal e Editora (CNPJ 08.627.628/0001-23), com sede em Santos, no litoral paulista.

Contatos - (13) 3326-0509/3326-0639 e Whatsapp (13) 99123-2141.

E-mail: [email protected]

Jairo Sérgio de Abreu Campos - fundador / Humberto Iafullo Challoub - diretor de redação / Fernando De Maria dos Santos - diretor comercial/administrativo.

Atenção

Material jornalístico do Boqnews (textos, fotos, vídeos, etc) estão protegidos pela Lei de Direitos Autorais (Lei 9.610 de 1988). Proibida a reprodução sem autorização.

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.