Números da desigualdade | Boqnews

Ponto de vista

(Tânia Rêgo/Agência Brasil)
1 de novembro de 2018

Números da desigualdade

Relatório divulgado nesta semana pela Organização Não Governamental Oxfam deu números à uma realidade perceptível e preocupante: a desigualdade de renda no Brasil ficou estagnada em 2017, pela primeira vez nos últimos 15 anos, situando o País no 9º lugar no ranking mundial de desigualdade.

Segundo o documento, houve estagnação em relação à redução das desigualdades, com risco de retrocesso.

O estudo apontou ainda que, em 2017, o Brasil tinha 15 milhões de pessoas pobres, que sobrevivem com uma renda equivalente a US$ 1,90 por dia (cerca de R$ 7,50), uma alta de 11% em relação a 2016, quando esse número foi estimado em 13,3 milhões de pessoas e o terceiro ano consecutivo de aumento no número de pobres no País.

O resultado apontado pelo documento também deixou claro que os avanços obtidos até então derivaram quase que exclusivamente da implementação de programas assistenciais como o Bolsa-Família, que permitiu a inclusão no mercado de consumo de produtos básicos milhares de famílias que viviam em níveis de miserabilidade.

Os números mais uma vez evidenciam a necessidade dos futuros governos federal e estaduais adotarem de forma integrada um conjunto de ações permanentes voltadas a dotar o País com as condições estruturais que favorecem seu desenvolvimento social e econômico.

Contudo, essas iniciativas não podem ocorrer a qualquer preço e, sobretudo, devem servir para alavancar pretensões políticas e eleitorais.

Mais do que distinguir governos, projetos públicos devem estar alinhados a perspectivas realistas de execução, de forma que não sejam negligenciados ou apressados ao bel prazer dos administradores, que, ressalte-se, não fazem favor algum em cumprir metas para atender os reais anseios da população que os elegeram.

É de se esperar, portanto, que se cumpra apenas o que é possível cumprir, sem açodamentos e desperdício dos recursos pertencentes à Nação.

Enfatizar, nesse momento, a geração de renda por meio da ocupação de trabalhadores em projetos voltados à melhoria das condições de vida da população, como habitação, saneamento e infraestrutura urbana, é de fundamental importância e, por isso, deve estar entre as principais prioridades das autoridades públicas.

Criar oportunidades no mercado de trabalho ainda é a melhor maneira de fortalacer a economia e, como resultante, reduzir a grande distância que ainda separa os poucos ricos dos muitos pobres brasileiros, um contingente que deseja menos complacência e mais dignidade.

Humberto Challoub
A opinião manifestada no artigo não representa, necessariamente, a opinião do boqnews.com

Quem Somos

Boqnews.com é um dos produtos da Enfoque Jornal e Editora, que edita o Boqnews, jornal em circulação em Santos, no litoral paulista, desde 1986.

Fundado pelo jornalista Jairo Sérgio de Abreu Campos, o veículo passou a ser editado pela Enfoque desde 1993, cujos sócios são os jornalistas Humberto Challoub e Fernando De Maria dos Santos, ambos com larga experiência em veículos de comunicação e no setor acadêmico, formando centenas de gerações de jornalistas hoje atuando nos mais variados veículos do País e do exterior.

Seguindo os princípios que nortearam a origem do Jornal do Boqueirão nos anos 80 (depois Boqueirão News, sucedido pelo nome atual Boqnews) como veículo impresso, o grupo Enfoque mantém constante atualização com as novas tendências multimídias garantindo ampliação do leque de conteúdo para os mais variados públicos diversificando-o em novas plataformas, mas sem perder sua essência: a credibilidade na informação divulgada.

A qualidade do conteúdo oferecido está presente em todas as plataformas: do jornal impresso ou digital, dos programas na Boqnews TV, como o Jornal Enfoque - Manhã de Notícias, e na rádio Boqnews, expandido nas redes sociais.

Aliás, credibilidade conquistada também na realização e divulgação de pesquisas eleitorais, iniciadas em 1996, e que se transformaram em referência quanto aos resultados divulgados após a abertura das urnas.

Não é à toa que o slogan do Boqnews sintetiza o compromisso do grupo Enfoque com a qualidade da informação: Boqnews, credibilidade em todas as plataformas.

Expediente

Boqnews.com é parte integrante da Enfoque Jornal e Editora (CNPJ 08.627.628/0001-23), com sede em Santos, no litoral paulista.

Contatos - (13) 3326-0509/3326-0639 e Whatsapp (13) 99123-2141.

E-mail: [email protected]

Jairo Sérgio de Abreu Campos - fundador / Humberto Iafullo Challoub - diretor de redação / Fernando De Maria dos Santos - diretor comercial/administrativo.

Atenção

Material jornalístico do Boqnews (textos, fotos, vídeos, etc) estão protegidos pela Lei de Direitos Autorais (Lei 9.610 de 1988). Proibida a reprodução sem autorização.

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.