De ponta para baixo | Boqnews

Ponto de vista

16 de agosto de 2012

De ponta para baixo

A divulgação das notas do Ideb (Índice de Deenvolvimento da Educação Básica) pelo MEC na última semana reflete uma realidade característica das escolas públicas brasileiras. Aos poucos, a qualidade do ensino nas primeiras séries tem melhorado, assim como o aproveitamento por parte dos alunos, porém, a medida que eles avançam às séries seguintes, o desempenho vira uma lástima, com notas abaixo da média.
Por exemplo, os alunos de 2005, no fim do Ensino Fundamental, saíram em 2009 com 65 pontos a mais na prova. Já os de 2009 ganharam 56 pontos ao finalizar o mesmo nível em 2011. Em artigo na Folha de S. Paulo, a professora da Faculdade de Educação da USP, Paula Louzano, sintetizou bem este panorama: os números mostram que os educadores e toda a estrutura oferecida não são suficientes para potencializar os reais ganhos do início da escolarização em níveis subsequentes. E verbas não faltam. Por exemplo, 24 das 35 escolas municipais tiveram aumento em suas notas na comparação entre 2009 e 2011, um índice a ser comemorado. 
Até no Estado, alvo maior de críticas, das três escolas avaliadas que oferecem as séries iniciais do Ensino Fundamental  (4ª série, atual 5º ano), duas aumentaram suas notas.
O cenário se inverte quando  são analisadas as performances dos anos finais (8ª série ou 9º ano), rumo ao tradicional Ensino Médio, hoje sem identidade e estagnado.
Das 26 escolas estaduais localizadas em Santos, 16 tiveram conceitos inferiores agora. Duas evoluíram mais: o colégio Canadá (de 3,8 para 4,6) e a Suetônio Bittencourt Jr (de 5,3 para 5,8), que obteve a melhor nota entre todas as escolas de Santos, estaduais e municipais, nas séries dos anos finais, fruto, aliás, do belo trabalho desenvolvido pela equipe pedagógica e direção. 
Entre as municipais, das 15 escolas avaliadas neste grupo, nove também tiveram desempenho abaixo da média.  Destaque para as unidades Ayrton Senna (de 4,3 para 5,1), 28 de Fevereiro (de 3,8 para 4,4) e Edmea Ladevig (de 3,8 para 4,4).
Há, portanto, a sensação que todos os esforços praticados nos anos iniciais, a partir da pré-escola, são perdidos ao longo do desenvolvimento escolar. Portanto, alguns fatores devem ser levados em consideração para brecar estas discrepâncias. Parece que existem duas escolas distintas ocupando o mesmo espaço.
Desinteresse por parte dos alunos? Ausência de professores? Não participação da família? Falta de cobranças coletivas? Enfim, indagações que devem ser feitas para que atitudes sejam tomadas e o panorama (que não é exclusivo de Santos, mas do ensino público atual) seja alterado com urgência, pois estamos perdendo a batalha da Educação e os resultados são preocupantes se o cenário não for alterado hoje.
Fernando De Maria
A opinião manifestada no artigo não representa, necessariamente, a opinião do boqnews.com

Quem Somos

Boqnews.com é um dos produtos da Enfoque Jornal e Editora, que edita o Boqnews, jornal em circulação em Santos, no litoral paulista, desde 1986.

Fundado pelo jornalista Jairo Sérgio de Abreu Campos, o veículo passou a ser editado pela Enfoque desde 1993, cujos sócios são os jornalistas Humberto Challoub e Fernando De Maria dos Santos, ambos com larga experiência em veículos de comunicação e no setor acadêmico, formando centenas de gerações de jornalistas hoje atuando nos mais variados veículos do País e do exterior.

Seguindo os princípios que nortearam a origem do Jornal do Boqueirão nos anos 80 (depois Boqueirão News, sucedido pelo nome atual Boqnews) como veículo impresso, o grupo Enfoque mantém constante atualização com as novas tendências multimídias garantindo ampliação do leque de conteúdo para os mais variados públicos diversificando-o em novas plataformas, mas sem perder sua essência: a credibilidade na informação divulgada.

A qualidade do conteúdo oferecido está presente em todas as plataformas: do jornal impresso ou digital, dos programas na Boqnews TV, como o Jornal Enfoque - Manhã de Notícias, e na rádio Boqnews, expandido nas redes sociais.

Aliás, credibilidade conquistada também na realização e divulgação de pesquisas eleitorais, iniciadas em 1996, e que se transformaram em referência quanto aos resultados divulgados após a abertura das urnas.

Não é à toa que o slogan do Boqnews sintetiza o compromisso do grupo Enfoque com a qualidade da informação: Boqnews, credibilidade em todas as plataformas.

Expediente

Boqnews.com é parte integrante da Enfoque Jornal e Editora (CNPJ 08.627.628/0001-23), com sede em Santos, no litoral paulista.

Contatos - (13) 3326-0509/3326-0639 e Whatsapp (13) 99123-2141.

E-mail: [email protected]

Jairo Sérgio de Abreu Campos - fundador / Humberto Iafullo Challoub - diretor de redação / Fernando De Maria dos Santos - diretor comercial/administrativo.

Atenção

Material jornalístico do Boqnews (textos, fotos, vídeos, etc) estão protegidos pela Lei de Direitos Autorais (Lei 9.610 de 1988). Proibida a reprodução sem autorização.

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.