Eleitores paulistas já começam a receber Título de Eleitor digital | Boqnews
3 de maio de 2019

Eleitores paulistas já começam a receber Título de Eleitor digital

Os eleitores paulistas já começaram a receber  o novo Título de Eleitor.

Ele passa a ser impresso em papel comum branco, traz os nomes do pai e da mãe do eleitor e, no lugar da assinatura entra o código de validação, ou o QR Code.

Outra novidade é que a partir de agora o documento pode trazer o nome social adotado por eleitores transexuais.

Em São Paulo, o novo título já começou a ser distribuído nos serviços de Poupatempo.

Eles contam com postos avançados do TRE, o Tribunal Regional Eleitoral.

A substituição do antigo papel-moeda, verde e branco, por uma impressão em papel sulfite, tem o objetivo de informar o número do título e ao mesmo tempo reduzir custos.

Também aproxima o eleitor da versão digital do título que vai ficar disponível no aplicativo da justiça Eleitoral, o e-Título.

O aplicativo pode ser baixado nas lojas App Store ou Google Play.

Francisco Eduardo de Holanda foi tirar a segunda via do documento e ficou surpreso quando viu o título impresso em papel comum, mas gosta da ideia do documento digital.

“Dá insegurança de ser um documento em papel sulfite? Olha, deu. Mas agora eu vi esse código QR aqui e eu espero que isso sirva para validar. O que você acha de ficar sem papel? Acho ótimo. Tem que pensar na sustentabilidade. Para mim tinha que ser tudo digital mesmo.”

 

 

Aplicação nacional

A substituição do Título de Eleitor atende a uma resolução de 2017, do Tribunal Superior Eleitoral.

Ela vai ser aplicada em todo país, gradativamente, à medida que for zerado o estoque de papel moeda nos tribunais regionais.

Antes de São Paulo, a mudança já tinha começado a ser feita no Acre.

Eliane Gonçalves, Da Redação
Compartilhe:

Quem Somos

Boqnews.com é um dos produtos da Enfoque Jornal e Editora, que edita o Boqnews, jornal em circulação em Santos, no litoral paulista, desde 1986.

Fundado pelo jornalista Jairo Sérgio de Abreu Campos, o veículo passou a ser editado pela Enfoque desde 1993, cujos sócios são os jornalistas Humberto Challoub e Fernando De Maria dos Santos, ambos com larga experiência em veículos de comunicação e no setor acadêmico, formando centenas de gerações de jornalistas hoje atuando nos mais variados veículos do País e do exterior.

Seguindo os princípios que nortearam a origem do Jornal do Boqueirão nos anos 80 (depois Boqueirão News, sucedido pelo nome atual Boqnews) como veículo impresso, o grupo Enfoque mantém constante atualização com as novas tendências multimídias garantindo ampliação do leque de conteúdo para os mais variados públicos diversificando-o em novas plataformas, mas sem perder sua essência: a credibilidade na informação divulgada.

A qualidade do conteúdo oferecido está presente em todas as plataformas: do jornal impresso ou digital, dos programas na Boqnews TV, como o Jornal Enfoque - Manhã de Notícias, e na rádio Boqnews, expandido nas redes sociais.

Aliás, credibilidade conquistada também na realização e divulgação de pesquisas eleitorais, iniciadas em 1996, e que se transformaram em referência quanto aos resultados divulgados após a abertura das urnas.

Não é à toa que o slogan do Boqnews sintetiza o compromisso do grupo Enfoque com a qualidade da informação: Boqnews, credibilidade em todas as plataformas.

Expediente

Boqnews.com é parte integrante da Enfoque Jornal e Editora (CNPJ 08.627.628/0001-23), com sede em Santos, no litoral paulista.

Contatos - (13) 3326-0509/3326-0639 e Whatsapp (13) 99123-2141.

E-mail: [email protected]

Jairo Sérgio de Abreu Campos - fundador / Humberto Iafullo Challoub - diretor de redação / Fernando De Maria dos Santos - diretor comercial/administrativo.

Atenção

Material jornalístico do Boqnews (textos, fotos, vídeos, etc) estão protegidos pela Lei de Direitos Autorais (Lei 9.610 de 1988). Proibida a reprodução sem autorização.

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.