15 a 21 de maio/2010 | Boqnews

Ponto de vista

14 de maio de 2010

15 a 21 de maio/2010

24 HORAS
Cena 1- Um carro oficial sobe a rampa do Palácio José Bonifácio protegido por uma blazer preta. Cena 2- Do carro, descem três pessoas. Da blazer, sai um segurança com uma metralhadora na mão. Cena 3- O segurança olha para os quatro cantos da Praça Mauá. Tudo isso é a proteção do secretário estadual de Segurança Pública, Antônio Ferreira Pinto, que veio se encontrar com o prefeito João Paulo Tavares Papa (PMDB) no Paço. Cena digna do seriado 24 Horas, de Jack Bauer.


É FOGO!
Há um mês, o Jornal Folha de S.Paulo publicou matéria sobre os incêndios ocorridos em favelas de São Paulo, inclusive salientando que o Ministério Público está investigando estes fenômenos da natureza.


É FOGO II
Em Santos, também vem acontecendo estes infortúnios. E, de uma maneira muito rápida, o Poder Público vem dando guarida aos necessitados. Agora, ocorre o inusitado. Os moradores da Vila Telma que serão transferidos para a Caneleira, local que ficará pronto em 18 meses, pleiteam o conjunto Pelé II, destinado aos moradores do Caminho São José. A briga vai ser boa…


FUGINDO DA RAIA
O deputado Beto Mansur (PP-SP), eleito com votos da Baixada Santista, vai ter que dar explicações aos eleitores sobre o motivo de não ter votado no projeto Ficha Limpa, que prevê restrições para candidatos que tenham condenação na Justiça. Ele foi um dos 14 (de um total de 55 parlamentares) que pediram o adiamento da proposta. Como foi negado o pedido, o parlamentar simplesmente não votou para não aparecer na lista como o único a votar contra o projeto, de forte apelo popular.


FUGINDO DA RAIA II
Segundo a lista de presença da sessão,  445 parlamentares registraram presença. Mas apenas 389 votaram. O presidente da Casa, Michel Temer (PMDB-SP), também estava presente, mas só vota em caso de empate.


FUGINDO DA RAIA III
O texto-base do projeto Ficha Limpa foi aprovado com 388 votos favoráveis. Além dos 55 deputados que estavam presentes e não votaram, outros 68 faltaram à sessão.


FUGINDO DA RAIA IV
Apesar de toda polêmica em torno do projeto que agora se encontra no Senado, a verdade é que, até o momento, embora existam centenas de processos contra parlamentares, nenhum deles foi julgado de fato por um colegiado. Aprovado o projeto, valerá apenas para as próximas eleições municipais.


NA MIRA COM TUMA
O nome da deputada Haifa Madi (PDT) ganhou destaque nos principais jornais do país, inclusive sendo citada na manchete de O Estado de S. Paulo no sábado passado. Tudo porque o secretário nacional de Justiça, Romeu Tuma Jr, está sendo investigado pela Polícia Federal pelo seu envolvimento com um dos líderes da máfia chinesa em São Paulo. Ele foi afastado do cargo (está de férias) para tentar se defender, mas as chances de retorno ao cargo são nulas.


NA MIRA COM TUMA II
Além disto, Tuma Jr estaria usando sua influência para garantir benesses a aliados.
No caso de Haifa e seu marido, Farid Madi, ex-prefeito de Guarujá, Tuma Jr. teve a conversa gravada pela Polícia Federal ao tentar evitar o flagrante de familiares do casal, incluindo a filha, que embarcariam para o exterior levando  US$ 170 mil (R$ 306 mil) no ano passado, sem declarar à Alfândega, prática totalmente ilegal.


NA MIRA COM TUMA III
Na conversa gravada, Tuma diz que não dava mais para ajudar os familiares de Haifa, pois soube do caso depois dele ter sido divulgado pela Polícia Federal. A oposição ao casal (vide família Mariano e a prefeita Maria Antonieta Brito), que andaram trocando farpas publicamente, ganharam munição ‘de brinde’ com esta denúncia pública.


DANÇOU
O ex-suplente de vereador em Praia Grande, André Yamauti (PPS), teve se diploma eleitoral cassado pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE). Ele foi o responsável pelas acusações de compra de votos pelo prefeito Roberto Francisco (PSDB) – absolvido pelo TRE – que determinou a perda do mandato de suplente de Yamauti por acusações sem provas.


 

Da Redação
A opinião manifestada no artigo não representa, necessariamente, a opinião do boqnews.com

Quem Somos

Boqnews.com é um dos produtos da Enfoque Jornal e Editora, que edita o Boqnews, jornal em circulação em Santos, no litoral paulista, desde 1986.

Fundado pelo jornalista Jairo Sérgio de Abreu Campos, o veículo passou a ser editado pela Enfoque desde 1993, cujos sócios são os jornalistas Humberto Challoub e Fernando De Maria dos Santos, ambos com larga experiência em veículos de comunicação e no setor acadêmico, formando centenas de gerações de jornalistas hoje atuando nos mais variados veículos do País e do exterior.

Seguindo os princípios que nortearam a origem do Jornal do Boqueirão nos anos 80 (depois Boqueirão News, sucedido pelo nome atual Boqnews) como veículo impresso, o grupo Enfoque mantém constante atualização com as novas tendências multimídias garantindo ampliação do leque de conteúdo para os mais variados públicos diversificando-o em novas plataformas, mas sem perder sua essência: a credibilidade na informação divulgada.

A qualidade do conteúdo oferecido está presente em todas as plataformas: do jornal impresso ou digital, dos programas na Boqnews TV, como o Jornal Enfoque - Manhã de Notícias, e na rádio Boqnews, expandido nas redes sociais.

Aliás, credibilidade conquistada também na realização e divulgação de pesquisas eleitorais, iniciadas em 1996, e que se transformaram em referência quanto aos resultados divulgados após a abertura das urnas.

Não é à toa que o slogan do Boqnews sintetiza o compromisso do grupo Enfoque com a qualidade da informação: Boqnews, credibilidade em todas as plataformas.

Expediente

Boqnews.com é parte integrante da Enfoque Jornal e Editora (CNPJ 08.627.628/0001-23), com sede em Santos, no litoral paulista.

Contatos - (13) 3326-0509/3326-0639 e Whatsapp (13) 99123-2141.

E-mail: [email protected]

Jairo Sérgio de Abreu Campos - fundador / Humberto Iafullo Challoub - diretor de redação / Fernando De Maria dos Santos - diretor comercial/administrativo.

Atenção

Material jornalístico do Boqnews (textos, fotos, vídeos, etc) estão protegidos pela Lei de Direitos Autorais (Lei 9.610 de 1988). Proibida a reprodução sem autorização.

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.