Pesquisadores da Fiocruz falam sobre produção de medicamento contra dengue | Boqnews
2 de dezembro de 2008

Pesquisadores da Fiocruz falam sobre produção de medicamento contra dengue

Os resultados de pesquisa feita pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) em busca de um medicamento contra a dengue serão comentados hoje (2), no Rio, pelos pesquisadores Calire Kubelka e Sônia Reis, do Laboratório de Imunologia Viral da instituição.

O estudo apresentou importantes resultados. Utilizando uma técnica inédita no país, com cultura de células de defesa do organismo, os pesquisadores analisaram a capacidade antiinflamatória da Uncaria tomentosa, conhecida popularmente como unha-de-gato e empregada como planta medicinal na Amazônia.


A reação inflamatória exagerada do organismo é o principal fator responsável pelo agravamento dos casos de dengue. Os resultados mostram que extratos obtidos a partir da unha-de-gato atuam diretamente na produção de certas citocinas, proteínas ligadas à resposta inflamatória do organismo.

Esse pode ser o primeiro passo no desenvolvimento de um medicamento natural contra a dengue. Atualmente, não existem remédios específicos para o tratamento da doença, que é baseado em manter os pacientes hidratados.



 

Da Redação
Compartilhe:

Quem Somos

Boqnews.com é um dos produtos da Enfoque Jornal e Editora, que edita o Boqnews, jornal em circulação em Santos, no litoral paulista, desde 1986.

Fundado pelo jornalista Jairo Sérgio de Abreu Campos, o veículo passou a ser editado pela Enfoque desde 1993, cujos sócios são os jornalistas Humberto Challoub e Fernando De Maria dos Santos, ambos com larga experiência em veículos de comunicação e no setor acadêmico, formando centenas de gerações de jornalistas hoje atuando nos mais variados veículos do País e do exterior.

Seguindo os princípios que nortearam a origem do Jornal do Boqueirão nos anos 80 (depois Boqueirão News, sucedido pelo nome atual Boqnews) como veículo impresso, o grupo Enfoque mantém constante atualização com as novas tendências multimídias garantindo ampliação do leque de conteúdo para os mais variados públicos diversificando-o em novas plataformas, mas sem perder sua essência: a credibilidade na informação divulgada.

A qualidade do conteúdo oferecido está presente em todas as plataformas: do jornal impresso ou digital, dos programas na Boqnews TV, como o Jornal Enfoque - Manhã de Notícias, e na rádio Boqnews, expandido nas redes sociais.

Aliás, credibilidade conquistada também na realização e divulgação de pesquisas eleitorais, iniciadas em 1996, e que se transformaram em referência quanto aos resultados divulgados após a abertura das urnas.

Não é à toa que o slogan do Boqnews sintetiza o compromisso do grupo Enfoque com a qualidade da informação: Boqnews, credibilidade em todas as plataformas.

Expediente

Boqnews.com é parte integrante da Enfoque Jornal e Editora (CNPJ 08.627.628/0001-23), com sede em Santos, no litoral paulista.

Contatos - (13) 3326-0509/3326-0639 e Whatsapp (13) 99123-2141.

E-mail: [email protected]

Jairo Sérgio de Abreu Campos - fundador / Humberto Iafullo Challoub - diretor de redação / Fernando De Maria dos Santos - diretor comercial/administrativo.

Atenção

Material jornalístico do Boqnews (textos, fotos, vídeos, etc) estão protegidos pela Lei de Direitos Autorais (Lei 9.610 de 1988). Proibida a reprodução sem autorização.

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.