Andando com Chico Buarque (Um Gordo em Batalha) | Boqnews

Ponto de vista

19 de agosto de 2019

Andando com Chico Buarque (Um Gordo em Batalha)

 

Depois que resolvi mudar de estilo de vida, fiquei viciado em andar.

Em outras palavras, mais realistas, passei a fazer exercícios regulares para controlar a pressão e o diabetes e perder peso.

São, no mínimo, cinco quilômetros diários. Há dias que chego a 12 quilômetros de caminhada.

Gosto de andar por Santos, cidade onde vivo.

Observar as ruas, modificar trajetos, descobrir novos lugares nos mesmos endereços. Ando pela manhã, quando retorno do trabalho; na hora do almoço, quando levo meu filho Vini na escola; e no final da noite, quando volto para casa da segunda jornada nas universidades onde leciono.

Caminhar é um momento de solidão, exceto na companhia do Vini, que me leva pelas mãos ao universo mágico de animes, mangás e games.

Andar significa pensar sobre o dia, refletir sobre o próximo e tentar programá-lo, construir crônicas e reportagens na cabeça, mesmo sabendo que parte se perderá depois ou será reescrita.

Este texto é um exemplo de metalinguagem bípede, caro leitor.

 

‘Caminhar é tomar decisões’

Caminhar é tomar decisões, autoanalisar comportamentos, avaliar sentimentos e relações humanas, costurar mentalmente os fatos, sejam positivos ou negativos.

Enquanto os pés carregam e o corpo responde nos movimentos automáticos de um ritmo cada vez mais rápido (hoje, ultrapasso pessoas na rua), o cérebro me leva a outros endereços, numa velocidade que as pernas jamais sonhariam.

Andar pela cidade me presenteia com personagens, cenários, situações, uma fonte viva e dinâmica de combustível para a literatura, para desopilar minhas angústias, para redesenhar minhas emoções.

As passadas me mostram também uma cidade de sombras, que muitos fingem não existir.

Quase todas as noites, caminho da Vila Mathias até o Embaré.

É possível encontrar, inclusive em barracas, dezenas (sim, dezenas!) de moradores de rua. Alguns me reconhecem, trocamos boa noite e outras rápidas palavras.

Muitos já estão dormindo.

Andar é minha forma de criar, mas penso bastante também quando tomo banho.

E o Chico Buarque? Ele costuma dizer que anda quilômetros para aguçar a criatividade.

Essa é nossa semelhança.

Adoraria encontrá-lo na rua.

Talvez perguntasse, sendo cínico, se o poeta também reflete embaixo do chuveiro.

Da Redação
A opinião manifestada no artigo não representa, necessariamente, a opinião do boqnews.com

Quem Somos

Boqnews.com é um dos produtos da Enfoque Jornal e Editora, que edita o Boqnews, jornal em circulação em Santos, no litoral paulista, desde 1986.

Fundado pelo jornalista Jairo Sérgio de Abreu Campos, o veículo passou a ser editado pela Enfoque desde 1993, cujos sócios são os jornalistas Humberto Challoub e Fernando De Maria dos Santos, ambos com larga experiência em veículos de comunicação e no setor acadêmico, formando centenas de gerações de jornalistas hoje atuando nos mais variados veículos do País e do exterior.

Seguindo os princípios que nortearam a origem do Jornal do Boqueirão nos anos 80 (depois Boqueirão News, sucedido pelo nome atual Boqnews) como veículo impresso, o grupo Enfoque mantém constante atualização com as novas tendências multimídias garantindo ampliação do leque de conteúdo para os mais variados públicos diversificando-o em novas plataformas, mas sem perder sua essência: a credibilidade na informação divulgada.

A qualidade do conteúdo oferecido está presente em todas as plataformas: do jornal impresso ou digital, dos programas na Boqnews TV, como o Jornal Enfoque - Manhã de Notícias, e na rádio Boqnews, expandido nas redes sociais.

Aliás, credibilidade conquistada também na realização e divulgação de pesquisas eleitorais, iniciadas em 1996, e que se transformaram em referência quanto aos resultados divulgados após a abertura das urnas.

Não é à toa que o slogan do Boqnews sintetiza o compromisso do grupo Enfoque com a qualidade da informação: Boqnews, credibilidade em todas as plataformas.

Expediente

Boqnews.com é parte integrante da Enfoque Jornal e Editora (CNPJ 08.627.628/0001-23), com sede em Santos, no litoral paulista.

Contatos - (13) 3326-0509/3326-0639 e Whatsapp (13) 99123-2141.

E-mail: [email protected]

Jairo Sérgio de Abreu Campos - fundador / Humberto Iafullo Challoub - diretor de redação / Fernando De Maria dos Santos - diretor comercial/administrativo.

Atenção

Material jornalístico do Boqnews (textos, fotos, vídeos, etc) estão protegidos pela Lei de Direitos Autorais (Lei 9.610 de 1988). Proibida a reprodução sem autorização.

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.