Hotuxá e a Festa da Batata | Boqnews

Agende-se

Hotxuá e a Festa da Batata
Foto: Divulgação
19 de setembro de 2019

Hotuxá e a Festa da Batata

As tradições indígenas e a arte do palhaço são o tema do espetáculo itinerante “Hotuxá e a Festa da Batata”. Da Cia Fruidores de Arte, apresentação será nesta sexta-feira (20), às 10h, de forma gratuita para a comunidade e 150 alunos da UME Maria de Lourdes Borges Bernal.

O endereço é Rua Arthur Parsloe, 52 – Jardim Castelo, na Zona Noroeste, em Santos (SP).

O projeto foi contemplado no 7º Concurso de Apoio a Projetos Culturais Independentes da Cidade de Santos (Facult). Ele tem como base de sua proposta de criação o povo indígena dos Krahô, localizado no estado de Tocantins.

Posteriormente, a iniciativa visitará unidades de ensino no Monte Cabrão, Morro da Nova Cintra e Ilha Diana (ver abaixo).

A montagem parte da constatação de que os povos indígenas sempre souberam que rir era importante. Por isso, sempre contavam entre eles com um “fazedor de riso”.

Sua função era brincar, surpreender e subverter as regra. Ou seja, se ainda não havia um circo propriamente dito, o palhaço, ao menos, já estava entre nós.

Entre os Krahôs, o nome deste indígena é “Hotxuá”. Sua principal incumbência consiste em manter a harmonia, o equilíbrio e a união do povo da aldeia, através do riso, do abraço e da conversa.

Cultura

A tradição também existe em outros povos. Os nativos norte-americanos, por exemplo, contavam com o Heyoka, um xamã conhecido como “bobo sagrado”. Ele possuía poderes de cura através do riso.

Em cena, o pensamento sobre a função social da figura do palhaço como conhecemos, em diálogo com a figura do Hotxuá, que exerce função única e privilegiada dentro da organização de seu povo, propõe uma potente reflexão sobre o fazer artístico.

“Além disso, há o paralelo complementar entre arte e vida, que, quando caminham juntas, expandem de forma evidente o autoconhecimento e a potência de agir e ser”, comenta a atriz e diretora Carolina Rainho.

Outra referência na concepção do espetáculo é a ‘Festa da Batata’, um ritual realizado pelos Krahô. Ele ocorre geralmente no mês de abril, na passagem da estação chuvosa para a seca.

Trata-se da memória de um povo que canta, dança, se move, sorri e se diverte saudando o alimento, os legumes providos da terra, o estar junto.

“Compartilhar sobre um assunto tão potente e inédito para a maioria é uma grande responsabilidade – e maior ainda por se tratar da cultura indígena brasileira. Conscientes disso, buscamos ser mensageiros fieis das palavras dos indígenas desde o início, para de alguma forma – objetiva ou subjetiva – contribuirmos para mantermos o céu suspenso nos tempos adversos, desafiadores e incertos que (sobre) vivemos”, pondera o artista Rafael Palmieri.

Próximas datas de apresentação

Sexta, 20/9 – UME Maria de Lourdes Borges Bernal (R. Arthur Parsloe, 52 – Jd. Castelo)

Terça, 24/9 – UME Monte Cabrão (Rodovia Piaçaguera-Guarujá, km 33 – Mte. Cabrão)

Sexta, 27/9 – UME Rubens Lara (R. Lucina de Matos, 293 – Morro da Nova Cintra)

Terça, 4/10 – UME Ilha Diana (Sítio Ilha Diana – Área Continental)

Quem Somos

Boqnews.com é um dos produtos da Enfoque Jornal e Editora, que edita o Boqnews, jornal em circulação em Santos, no litoral paulista, desde 1986.

Fundado pelo jornalista Jairo Sérgio de Abreu Campos, o veículo passou a ser editado pela Enfoque desde 1993, cujos sócios são os jornalistas Humberto Challoub e Fernando De Maria dos Santos, ambos com larga experiência em veículos de comunicação e no setor acadêmico, formando centenas de gerações de jornalistas hoje atuando nos mais variados veículos do País e do exterior.

Seguindo os princípios que nortearam a origem do Jornal do Boqueirão nos anos 80 (depois Boqueirão News, sucedido pelo nome atual Boqnews) como veículo impresso, o grupo Enfoque mantém constante atualização com as novas tendências multimídias garantindo ampliação do leque de conteúdo para os mais variados públicos diversificando-o em novas plataformas, mas sem perder sua essência: a credibilidade na informação divulgada.

A qualidade do conteúdo oferecido está presente em todas as plataformas: do jornal impresso ou digital, dos programas na Boqnews TV, como o Jornal Enfoque - Manhã de Notícias, e na rádio Boqnews, expandido nas redes sociais.

Aliás, credibilidade conquistada também na realização e divulgação de pesquisas eleitorais, iniciadas em 1996, e que se transformaram em referência quanto aos resultados divulgados após a abertura das urnas.

Não é à toa que o slogan do Boqnews sintetiza o compromisso do grupo Enfoque com a qualidade da informação: Boqnews, credibilidade em todas as plataformas.

Expediente

Boqnews.com é parte integrante da Enfoque Jornal e Editora (CNPJ 08.627.628/0001-23), com sede em Santos, no litoral paulista.

Contatos - (13) 3326-0509/3326-0639 e Whatsapp (13) 99123-2141.

E-mail: [email protected]

Jairo Sérgio de Abreu Campos - fundador / Humberto Iafullo Challoub - diretor de redação / Fernando De Maria dos Santos - diretor comercial/administrativo.

Atenção

Material jornalístico do Boqnews (textos, fotos, vídeos, etc) estão protegidos pela Lei de Direitos Autorais (Lei 9.610 de 1988). Proibida a reprodução sem autorização.

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.