Com experiência de ter ocupado mandato na Câmara Federal por 28 anos, o presidente Jair Bolsonaro se depara com seu maior desafio na relação com o Congresso desde o início do seu governo: aprovar como está ou vetar pontos do projeto que mudam as regras do fundo partidário, facilitando o uso de recursos públicos aos candidatos às eleições municipais de 2020.
Teste de fogo II
Entre as mamatas aprovadas pela maioria (foram 252 votos favoráveis e 150 contrários) estão a possibilidade de uso de recursos públicos para pagar advogados, pagamento de multas eleitorais, construção e reformas de sedes, entre outras excrecências.
Os dois parlamentares da região (Rosana Valle – PSB e Jr. Bozzella – PSL) foram contrários às mudanças propostas e aprovadas pela maioria.
Novo?
Assim, apesar da maioria do Congresso ter sido renovada (no Senado, 87% das 54 vagas em disputa e na Câmara, 52%), percebe-se que, infelizmente, nem sempre alguém dito ou considerado como novo representa mudança de atitude e mentalidade, apoiando-se nas velhas práticas abominadas pela sociedade.
Destaques femininos
Em meio às críticas aos parlamentares, as mulheres – maioria na sociedade, mas minoria no Parlamento – foram as vencedoras do Prêmio Congresso em Foco 2019, realizado em Brasília na última quinta (19).
A iniciante Tabata Amaral (PDT-SP) foi escolhida a melhor deputada do ano e Simone Tebet (MDB-MS) como a melhor senadora, esta pelo segundo ano consecutivo.
Mudança de direção I
Uma reviravolta na reta final da concorrência alterou a empresa que deverá ficar responsável pela área de Comunicação da Prefeitura. A atual, a FSB, liderava a pontuação até o início da semana, mas foi ultrapassada pela Midia Pull Comunicação Eirelli, que deverá ficar com a milionária conta (ainda está em fase de recurso).
Mudança de direção II
Nos bastidores desta mudança, algumas curiosidades se destacam. A Midia Pull já era responsável pela exploração comercial dos totens publicitários espalhados por vias públicas do Município, dentro do programa Cidade Verde. Além disso, a empresa tem relação familiar com a agência responsável pela publicidade da Administração.
Mudança de direção III
Não bastasse, a vencedora foi oficialmente constituída e teve alterado o seu quadro societário em julho passado, poucos dias antes da abertura formal da licitação (20 de agosto).
Ela já existia desde 2003, mas em julho foi transferida para outra pessoa.
Além disso, teve a sede alterada da Capital para Santos, fato ocorrido apenas no início deste mês.
Relógios parados
Enquanto isso, está interrompida a licitação de equipamentos para exploração publicitária que substituirão os antigos relógios.
Eles faziam parte da paisagem até o final do ano passado, mas, por decisão judicial, foram retirados.
Polêmica cessão
Em meio à falta de dentistas e professores na rede, a pedido da Câmara, a Prefeitura precisou ceder na última semana para trabalhar nos gabinetes do Legislativo mais 9 funcionários, sendo 2 auxiliares de serviços gerais, 1 técnico em Abastecimento, 4 oficiais de Administração, 1 dentista e 1 professora de Educação Básica.
Homem de palavra
Ele não era unanimidade, mas seus acordos eram cumpridos à risca, algo raro entre muitos políticos da atualidade. Assim, nossos pêsames aos familiares do ex-vereador Mantovani Calejon, falecido na última quinta.
Quem Responde?
Onde…
estão publicados os balanços anuais obrigatórios que os hospitais benemerentes devem divulgar por receberem recursos públicos?
Frase
“Não existem países subdesenvolvidos. Existem países sub administrados.”
Peter Drucker
escritor e professor austríaco
Deixe um comentário