Intérprete de Libras acompanha alunos surdos em centros esportivos de Santos | Boqnews
Foto: Divulgação/PMS intérprete de libras

Inclusão

26 DE SETEMBRO DE 2019

Siga-nos no Google Notícias!

Intérprete de Libras acompanha alunos surdos em centros esportivos de Santos

É feito o acolhimento e acompanhamento dos deficientes auditivos. Professores serão capacitados para comunicação básica em Libras

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

No mês em que se comemora o Dia Nacional dos Surdos (26 de setembro), a Secretaria de Esportes em Santos iniciou um trabalho de inclusão desse segmento nas atividades físicas.

Agora, uma intérprete de Libras, que também é educadora física, acompanha os alunos com deficiência auditiva desde a chegada para a matrícula até a integração com os professores.

A profissional, Karol Amparo, explica o processo. “Em primeiro lugar é feito o acolhimento, já que as pessoas surdas quando chegam nos lugares não têm atendimento em Libras. Acompanho o processo de matrícula, anamnese – avaliação de dados físicos, e explicação das modalidades. Depois, acompanho até que que se estabeleça a independência entre aluno e professor.”

Comunicação

A primeira aluna incluída é Danila Oliveira, 30 anos, que faz aulas de natação no complexo esportivo Rebouças (Ponta da Praia).

“Quando tinha nove anos comecei a nadar mas não tinha intérprete; nadava com os ouvintes mas a comunicação não era eficiente. Agora, com esse atendimento, a comunicação ficou muito clara e estou me sentindo muito feliz”, disse ela em Libras para Karol.

Para o professor de natação Thiago Farias, o processo está sendo positivo.

“Já estamos acostumados a trabalhar com pessoas que têm deficiência, mas com surdos é diferente. Eles não têm limitações motoras; a única dificuldade era a da comunicação que agora está fácil. Acredito que muitos vão passar a fazer as atividades”.

Atendimento

A Secretaria de Esportes já tem quatro alunos surdos, sendo dois na natação, um na hidroginástica e outro no vôlei.

Os interessados podem ir às secretarias dos centros onde são oferecidas as atividades físicas.

Além disso, os professores serão capacitados para a comunicação básica nas aulas.

Centro Esportivo e Recreativo Rebouças, na Praça Engenheiro José Rebouças s/nº, Ponta da Praia.
Informações: 3261-1980

Centro Esportivo e Recreativo da Zona Noroeste, R. Fausto Felício Brusarosco s/nº, Castelo.
Informações: 3203-4448

Centro Esportivo e Recreativo M. Nascimento, R. João Fraccaroli, s/nº, Bom Retiro.
Informações: 3203-3802

Arena Santos, Av. Rangel Pestana, 184, Vila Mathias.
Informações: 3228-8780.

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.