Natal é época de fartura na mesa. Além da receita do tender e lombo, publicadas anteriormente, é essencial para muitas famílias ter um suculento chester na mesma.
Além disso, depois da “comilança”, deve sobrar espaço ainda para a sobremesa. Um dos clássicos do período é a rabanada, que utiliza pão amanhecido, açúcar e canela.
Confira os dois preparos para a data:
Chester al limone

Foto: Divulgação/Pão de Açúcar
Ingredientes
- 1 frangão (cerca de 3 kg)
- 1 colher (sopa) de mostarda amarela (15 ml)
- 1 colher (sopa) de molho inglês (15 ml)
- Caldo de 2 limões-taiti
- 1 colher (café) de sal (2,5 ml)
- Pimenta-do-reino
- 1 pitada de orégano
- 2 cebolas cortadas ao meio
- 5 dentes de alho cortados ao meio
- 2 colheres (sopa) de manteiga em ponto cremoso
- 2 limões-sicilianos
- 150 ml de vinho branco seco ou cerveja Pilsen
- Folhas de louro
Modo de preparo
- Misture a mostarda com o molho inglês, o caldo, o sal, a pimenta-do-reino a gosto e o orégano. Esfregue por fora e por dentro da ave.
- Recheie a ave com as cebolas, o alho e uma folha de louro. Coloque em uma assadeira untada com azeite. Espalhe a manteiga e as raspas de 1 limão-siciliano.
- Adicione o vinho ou cerveja e cubra com papel-alumínio, vedando bem para que não escape o vapor.
- Asse a ave por cerca de 1h30. Retire o papel-alumínio e mantenha no forno até dourar, regando com o caldo várias vezes durante o cozimento.
- Sirva quente, decorado com fatias dos limões e folhas de louro. Se preferir, salpique mais raspas de limão antes de servir.
Harmonização
Um Chardonnay é a sugestão de harmonização ideal para o chester al limone!
Rabanada

Foto: Divulgação/Pão de Açúcar
Embora seja uma receita comumente feita com pão amanhecido, leite, ovos, açúcar e canela, não é raro encontrar variações em sua composição.
Inclusive, podem existir alternativas de alimentos até mesmo para esses ingredientes, como tipos diversos de leite, a utilização de vinho no lugar do leite, e o emprego de farinha em vez de ovo.
Caso a preferência seja por incrementar a sobremesa, por exemplo, algumas opções são o uso do leite condensado após a fritura; o polvilhamento com caldas ou xaropes variados; e a adição de essências, temperos e outros ingredientes que podem dar um toque especial no sabor, como raspas de limão.
Preparar uma rabanada não é uma tarefa complexa. Além disso, o tempo de preparo dela vai depender dos ingredientes que você deseja adicionar.
Como fazer
- Primeiro é preciso decidir qual pão será usado na receita, já que existe a possibilidade de comprar o tipo indicado em algum estabelecimento ou também aproveitar aquele pãozinho firme e amanhecido que tem na sua casa.
- Após esse processo, corte fatias com um dedo de largura e faça alguns furos na massa com palito de dente.
- Depois, em uma tigela, coloque um pouco de leite, vinho ou outro ingrediente para umedecer as fatias. Submerja-as cuidadosamente, deixe escorrer por alguns segundos e retire o excesso de líquido apertando com os dedos.
- Em um recipiente separado, bata as gemas dos ovos. Elas serão as responsáveis pelo aspecto dourado da sobremesa. Com um pincel ou garfo, deposite o conteúdo sobre as fatias. Só cuidado para não exagerar na quantidade, combinado?
- Por fim, na hora de fritar, lembre-se de deixar o óleo bem quente. Coloque as fatias na panela e vá virando os lados para que ambos fritem igualmente. Quando estiverem com a aparência dourada, retire e deixe escorrer com a ajuda de um papel-toalha. Finalize com açúcar, canela, leite condensado, mel ou quaisquer outros ingredientes de que gosta!