Famosa por seus castelos, palácios e pela arquitetura medieval, a capital da Escócia, Edimburgo, é considerada uma das mais bonitas do Reino Unido.
Os ícones culturais do país tornaram-se, provavelmente, os mais conhecidos do Reino Unido, como o kilt, a tradicional saia escocesa (para homens), a gaita de foles e o whisky, entre outros semblantes folclóricos.
Edimburgo é também uma cidade moderna, dinâmica onde os festivais culturais atraem performers do mundo todo. Tudo isso dá à cidade uma atmosfera cosmopolita com ar tipicamente escocês. O ideal é viajar na primavera, entre os meses de maio e junho, quando o clima está mais agradável.

A capital é destino da maioria dos turistas que escolhem a Escócia como roteiro, pois a cidade é repleta de lagos, castelos, ilhas e colinas.
Visual
Edimburgo apresenta uma paisagem urbana que se divide em duas. Uma delas, a histórica Old Town conta com ruelas e vielas medievais, calçadas em pedra e elegantes fachadas neoclássicas.

Os visitantes podem percorrer a Royal Mile, uma rede antiga de ruas com ligação histórica, e seguir as pegadas de alguns dos personagens mais conhecidos da história escocesa; de Mary, Rainha da Escócia, a Robert Louis Stevenson.
Também conhecida como cidade velha, ela foi tombada como patrimônio histórico da humanidade pelas construções referentes à era medieval. Hoje é uma das mais famosas vias de Edimburgo onde estão concentrados museus, bares, restaurantes e lojas.
Outro patrimônio mundial é o Castelo de Edimburgo. Situado no alto de uma colina rochosa, o castelo guarda mais de 1.400 anos de história. Foi um dos preferidos da realeza escocesa até a união com a coroa inglesa, em 1603. Atualmente, o castelo de Edimburgo é a sede do Regimento Real Escocês.

O Palácio de Holyroodhouse é também um dos pontos mais visitados. Construído no século 17, ainda hoje é a residência oficial da rainha Elisabeth na Escócia.
Passeios
Para passear dentro da cidade e explorar seus pontos turísticos, a melhor maneira é viajar de ônibus, transporte que permite um maior acesso às diversas localidades.
Além do visual medieval, Edimburgo também é uma cidade moderna e dinâmica de arte e cultura, com seus museus, galerias, universidades e festivais. Em algumas épocas do ano, a capital se transforma no palco da maior vitrine de arte, música, dança e teatro de rua do mundo.
Além da cidade, a zona campestre de Lothian também é bastante visitada. Ela exibe um belo cenário rural para casas históricas e castelos, com a Capela Rosslyn, associada ao best seller de Dan Brown, O Código Da Vinci.
Aos que gostam de esporte, Lothian oferece alguns dos melhores parques e campos de golfe do mundo. Os apreciadores de caminhadas e ciclistas podem desfrutar as milhas do arenoso litoral em direção ao leste e às montanhas Pentland, nos limites da cidade, oferecendo as vistas mais espetaculares.
Festivais
Edimburgo também é conhecida como a cidade dos festivais. São mais de dez anuais, além dos especiais. A grande maioria acontece no mês de agosto.
Festival Internacional de Edimburgo: É um dos mais famosos da Europa e, desde 1947, ocorre anualmente da segunda quinzena de agosto ao início de setembro, com apresentações de música, teatro e arte performática.

Fringe Festival: Bastante popular, o Fringe transforma as ruas do centro da cidade durante o mês de agosto. São apresentações de teatro, comédia, dança, música, mágica, mímica e programação para crianças.
International Book Festival: Palestras, oficinas e dezenas de outras atividades acontecem em agosto durante o evento, que reúne centenas de autores e público.
International Film Festival: Há mais de 50 anos, o festival de Edimburgo apresenta produções escolhidas por sua curadoria, incluindo filmes de todos os estilos e nacionalidades. Sean Connery, Tilda Swinton e Robert Carlyle são patronos do evento.
Military Tattoo: Acompanhado de perto por milhares de pessoas e televisionado para outras tantas, o festival acontece próximo ao castelo de Edimburgo, com performances de bandas e dançarinos, também em agosto.