Praia Grande terá maior delegação de sua história
A partir de 15 de julho, iniciam-se os 53ºs Jogos Regionais do Estado de São Paulo, em Santo André. O certame, organizado pela Secretaria Estadual de Esporte, Lazer e Turismo (Selt), classifica cidades e atletas para os Jogos Abertos do Interior (JAI). Mais de cinco mil atletas competem em 24 modalidades. Dessa vez, Praia Grande competirá com mais de 500 indivíduos, a maior delegação de suas história, na competição. Disputará em 19 das 22 modalidades, incluindo esportes para pessoas portadoras de deficiência (PPD).
A Cidade disputa atletismo masculino (m), feminino (f) e PPD; basquete m sub-21, biribol, bocha, capoeira m/f, caratê m/f, ciclismo m/f, futebol m/f sub-21, futsal m/f sub-21, ginástica artística m sub-16 e f sub-14. E ainda: handebol m/f sub-21, judô m/f, malha, natação m/f e PPD, taekwondo m/f, tênis de mesa m/f sub-21, vôlei m/f sub-21, vôlei de praia m/f e xadrez m/f sub-21. A Cidade não possui representantes no basquete f, jogo de damas, ginástica rítmica desportiva (GRD) e tênis. A luta olímpica e o boxe ocorrem apenas nos Jogos Abertos.
Desde 2004, Praia Grande evolui na classificação final nos Jogos Regionais. Naquele ano, a Cidade terminou na 17ª posição, com 80 atletas. Em 2005, obteve o 10º lugar, com 300 desportistas. A colocação se repetiu em 2006, dessa vez com 180 competidores. Em 2007, os 230 atletas praiagrandenses conquistaram a sétima colocação, No ano passado, a delegação de mais de 400 pessoas acabou em sexto lugar, a melhor marca da história da Cidade.
Divisões
Neste ano competem na primeira divisão dos 53ºos Jogos Regionais São Caetano do Sul (atual campeã), São Bernardo do Campo, Santos, Osasco, Santo André e Praia Grande (seis primeiras colocadas de 2008), mais Peruíbe e São Vicente (campeã e vice da segunda divisão na temporada passada).
Na série A-2 disputam Guarujá, Cubatão, Bertioga, Itanhaém, Mongaguá, Itariri, Pedro de Toledo, Diadema, Mauá, Rio Grande da Serra, Ribeirão Pires, Barueri, Carapicuíba, Cotia, Embu, Itapecerica da Serra, Itapevi, Jandira, Juquitiba, São Lourenço da Serra, Taboão da Serra, Embu-Guaçu e Vargem Grande Paulista.