No São Bento, mais de 50 horas de buscas para resgatar família | Boqnews
Foto: Divulgação
5 de março de 2020

No São Bento, mais de 50 horas de buscas para resgatar família

O sol voltou a brilhar na Baixada Santista.

Assim, um sopro de esperança surge para centenas de pessoas que se uniram para tentar resgatar uma família (um casal e três crianças, uma menina de 4 anos e dois meninos, de 8 e 14).

Eles estão em uma edificação soterrada no Morro São Bento, em Santos, no litoral paulista, uma das cidades atingidas pela tragédia das chuvas.

Até o momento, conforme a Defesa Civil, são 28 mortos.

Mas o número de desaparecidos cresceu.

Eram 27 até às 15h30 de hoje, conforme relato da Defesa Civil do Estado.

Agora são 42. E os números devem crescer.

Afinal, há relatos de pessoas não contabilizadas, como no Morro da Barreira, em Guarujá.

 

Equipes da Defesa Civil e Corpo de Bombeiros atuam em busca dos desaparecidos. Foto: Divulgação

União

Desde o início da madrugada da terça-feira, dia 3, centenas de pessoas se revezam para tirar a lama que atingiu casas no Morro São Bento.

Todos conseguiram sair, exceto esta família.

A união coletiva é o fio de esperança, por menor que seja, para encontrá-los com vida.

Segundo relatos de moradores, em razão das chuvas e dos alagamentos na entrada de Santos, os bombeiros chegaram – alguns vieram de São Paulo – nas primeiras horas da terça-feira – quase 7 horas após o desabamento, cujo desabamento do solo teria ocorrido por volta das 23h30, no ápice da chuva que caia na Baixada Santista.

A luta e união da comunidade reúne forças, a ponto de moradores e familiares atuarem de forma ininterrupta.

Sem dormir, nem comer direito.

Alguns por mais de 24 horas.

Só foram derrubados pela fadiga.

Após breve descanso, de volta à retirada da lama em baldes – pela localização é impossível o uso de maquinário para retirada dos detritos.

Não bastasse, uma casa foi parcialmente afetada e corre o risco de desabar caso haja uma movimentação maior no solo.

 

Foto: Juliane Teixeira/Colaboradora

Corrida contra o relógio

Afinal, o tempo para retirada da lama e dos bambus que estão sobre a residência é indiretamente proporcional à chance de sobrevivência.

A esperança de encontrá-los ainda com vidas move a expectativa da comunidade do bairro em acreditar em milagres. E ter fé.

No meio dos escombros, o gato da família chegou a entrar no barro e saiu logo depois.

Esta ação do felino, acreditam os moradores, pode simbolizar que existiria ar no espaço onde estaria o imóvel – parte dele estaria intacta e teria sido amortecida pelo bambuzal.

E assim, uma corrente de solidariedade se forma pelas escadarias íngremes do Morro São Bento.

“É um serviço de formiguinha”, explica a recepcionista Juliane Teixeira, que acompanha o marido, Everton, na luta constante para a retirada do barro, junto com outros moradores da comunidade e o Corpo de Bombeiros e Defesa Civil de Santos.

O sol, por sua vez, abre a possibilidade dos serviços serem agilizados.

Com a chuva constante que caiu na terça (3) e parte da quarta (4), os riscos de novos desabamentos eram reais, dificultando o acesso sob o risco da própria segurança dos moradores e bombeiros.

Em meio a baldes e lama, uma corrente de solidariedade se forma, com pessoas trazendo água, comida, baldes, café e outros utensílios para que, enfim, esta história tenha um final feliz.

“Enquanto tiver esperança, estaremos todos aqui”, destaca.

Como diz o ditado, a fé remove montanhas.

Basta acreditar.

 

Fernando De Maria
Compartilhe:

Quem Somos

Boqnews.com é um dos produtos da Enfoque Jornal e Editora, que edita o Boqnews, jornal em circulação em Santos, no litoral paulista, desde 1986.

Fundado pelo jornalista Jairo Sérgio de Abreu Campos, o veículo passou a ser editado pela Enfoque desde 1993, cujos sócios são os jornalistas Humberto Challoub e Fernando De Maria dos Santos, ambos com larga experiência em veículos de comunicação e no setor acadêmico, formando centenas de gerações de jornalistas hoje atuando nos mais variados veículos do País e do exterior.

Seguindo os princípios que nortearam a origem do Jornal do Boqueirão nos anos 80 (depois Boqueirão News, sucedido pelo nome atual Boqnews) como veículo impresso, o grupo Enfoque mantém constante atualização com as novas tendências multimídias garantindo ampliação do leque de conteúdo para os mais variados públicos diversificando-o em novas plataformas, mas sem perder sua essência: a credibilidade na informação divulgada.

A qualidade do conteúdo oferecido está presente em todas as plataformas: do jornal impresso ou digital, dos programas na Boqnews TV, como o Jornal Enfoque - Manhã de Notícias, e na rádio Boqnews, expandido nas redes sociais.

Aliás, credibilidade conquistada também na realização e divulgação de pesquisas eleitorais, iniciadas em 1996, e que se transformaram em referência quanto aos resultados divulgados após a abertura das urnas.

Não é à toa que o slogan do Boqnews sintetiza o compromisso do grupo Enfoque com a qualidade da informação: Boqnews, credibilidade em todas as plataformas.

Expediente

Boqnews.com é parte integrante da Enfoque Jornal e Editora (CNPJ 08.627.628/0001-23), com sede em Santos, no litoral paulista.

Contatos - (13) 3326-0509/3326-0639 e Whatsapp (13) 99123-2141.

E-mail: [email protected]

Jairo Sérgio de Abreu Campos - fundador / Humberto Iafullo Challoub - diretor de redação / Fernando De Maria dos Santos - diretor comercial/administrativo.

Atenção

Material jornalístico do Boqnews (textos, fotos, vídeos, etc) estão protegidos pela Lei de Direitos Autorais (Lei 9.610 de 1988). Proibida a reprodução sem autorização.

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.