Próximas de Santos, as três cidades do Litoral Sul (Mongaguá, Itanhaém e Peruíbe) reúnem espaços turísticos e culturais que merecem ser vistos, o que pode ser feito até nos finais de semana. Confira alguns deles:
Mongaguá
Partindo de Santos, Mongaguá é a primeira parada. O nome da cidade deriva do tupi-guarani, do século 16, devido aos índios que habitaram aquelas terras e significa “Lama Pegajosa”. Destacam-se pontos turísticos voltados à ecologia e, claro, às praias.
Parque Ecológico – Possui aquário, pavilhão de exposições e centro de educação ambiental, além de espécies animais nativas da região. Em um dos viveiros do local, o chamado Interativo, os pássaros lá existentes ficam soltos, permitindo um melhor contato do visitante com a fauna. No Pavilhão da Natureza, por sua vez, há coleções de pedras e cristais. Funciona de terça a domingo, das 9 às 17 horas.
Poço das Antas – É um dos pontos mais famosos. O nome surge em alusão à queda d’água que existe entre pedras cujo formato fazia com que os índios que lá viviam as relacionassem com antas. Também composto por trilhas ecológicas e corredeiras, possui estacionamento e quiosques para alimentação. Funciona das 8 às 19 horas, diariamente.
Plataforma de Pesca – Trata-se da maior plataforma em concreto armado do mundo. Além de atrair pescadores, o local também propicia uma vista privilegiada do mar e da praia como um todo. O ingresso permite que o interessado permaneça por até 12 horas na plataforma e menores de 7 anos não pagam.
Itanhaém
Fundada por Martim Afonso de Souza, teve como primeiro nome o de Nossa Senhora da Conceição de Itanhaém, sendo sede da antiga capitania hereditária de São Vicente. O destaque turístico está na área religiosa, principalmente.
Cama de Anchieta – Formação rochosa que foi o local preferido para descanso do jesuíta José de Anchieta. Rodeado pelas águas, o lugar proporciona uma vista destacada para o mar e morros próximos, além do som peculiar do contato entre a água e as rochas. Pode-se chegar lá por uma passarela.
Convento Nossa Senhora da Conceição – Situada no Morro de Itaguaçu, é uma das primeiras igrejas do Brasil. O acesso se dá por uma rampa de pedra e ao se chegar ao topo, alcançando o convento, pode-se conhecer tanto a estrutura atual da igreja como os restos da antiga construção, que data de 1561. Pode ser visitado de terça a domingo.
Igreja Matriz de Sant’Anna – Finalizada em 1761, tem como base o estilo de construção colonial.
Peruíbe
Cachoeiras, praias e corredeiras ganham destaque, e, além disso, o fato de Peruíbe fazer parte da Estação Ecológica Juréia-Itatins, patrimônio histórico da humanidade, segundo a Unesco, coloca-a como o “Portal da Juréia”.
Ruínas do Abarebebê – É tido como o principal ponto turístico. A igreja é uma das mais antigas do Brasil. Aberto diariamente em horário comercial, sendo que aos sábados, domingos e feriados, funciona das 10 às 18 horas.
Museu Histórico e Arqueológico – Primeiro da cidade, reconta a história primitiva de Peruíbe, mostrando a ocupação do homem na região da Juréia, passando pela cultura indígena e a colonização. Funciona no mesmo sistema das Ruínas do Abarebebê.
Corredeiras e cachoeiras – A Corredeira do Paraíso é a mais famosa, com tobogã e piscina naturais. Para quem gosta de trilhas, uma opção é a Cachoeira das Antas, que além da beleza visual da natureza, proporciona uma caminhada de aproximadamente 600 metros, sempre monitorada. Ja na Corredeira do Perequê, o destaque é, além das piscinas naturais, a existência de uma figueira com cerca de 400 anos.
Lamario – Localizado na Avenida Mário Covas Júnior, 204, Centro, o Lamário permite aos turistas conhecer os efeitos da famosa Lama Negra de Peruíbe, reconhecida, conforme estudo realizado pela USP, como eficiente ferramenta no tratamento da artrite. A cidade conta com clínicas especializadas para a aplicação do material, principal responsável pelo apelido de Terra de Eterna Juventude, pelo qual Peruíbe também é conhecida.
24 DE JULHO DE 2009
Passeios pela região
Próximas de Santos, as três cidades do Litoral Sul (Mongaguá, Itanhaém e Peruíbe) reúnem espaços turísticos e culturais que merecem ser vistos, o que pode ser feito até nos finais de semana. Confira alguns deles:MongaguáPartindo de Santos, Mongaguá é a primeira parada. O nome da cidade deriva do tupi-guarani, do século 16, devido aos índios […]