Professor de Medicina da Unaerp Guarujá orienta sobre os cuidados com os olhos | Boqnews
Foto: Divulgação
18 de abril de 2020

Professor de Medicina da Unaerp Guarujá orienta sobre os cuidados com os olhos

Dentre as orientações preventivas quanto ao novo coronavírus, quem usa óculos e lentes de contato precisa ter cuidados redobrados. O médico oftalmologista e professor do curso de Medicina da Unaerp Guarujá, Elcio Kleinpaul, orienta sobre sobre essa prevenção.

“A higienização das mãos é muito importante para os olhos. Toda vez que for tirar os óculos do rosto, lave as mãos e antebraço por pelo menos 30 segundos, lave os óculos com água e sabão, seque-os e depois lave o novamente as mãos, bem como o rosto, antes de recolocá-los. E evitar o uso de lenços ou flanelas para limpeza, o ideal é lavar o óculos. Senão, você pode manter um ciclo de contaminação”, explica o médico.

Ele esclarece que, sem perceber, levamos as mãos ao rosto ao menos 23 vezes ao dia, e apesar de não se ter ainda estudos científicos que possam comprovar que o vírus cause a doença só através dos olhos, o conjunto entre nariz, boca e olhos pode favorecer nessa disseminação. “Os olhos fazem papel importante porque a lágrima é drenada para o nariz, e quando fazemos o ato de inspirar, isso vai para os pulmões. Por isso, todo cuidado é pouco”.

E quem usa lentes de contato precisa ter ainda mais cuidado na higienização tanto das mãos quanto das lentes. “Muito cuidado com as lentes de contato, onde as coloca, como as manuseia, e sempre lavando muito bem as mãos e o rosto. Os cuidados devem ser redobrados.”

Kleinpaul ressalta que a incidência de pessoas com coronavírus desenvolverem conjuntivite é de 0,8% a 4,8%, mas infecções oculares não representam que a pessoa está com a doença uma vez que o quadro oftalmológico é inespecífico, ou seja, as outras conjuntivites também podem causar reação folicular. “Procure sempre seu oftalmologista para as orientações”. Para proteger a todos, de acordo com Kleinpaul, as principais medidas são o distanciamento social, segundo a OMS, ou seja, uma distância de dois metros uns dos outros. E em seguida, a higienização das mãos e uso do álcool em gel.

Da Redação
Compartilhe:

Quem Somos

Boqnews.com é um dos produtos da Enfoque Jornal e Editora, que edita o Boqnews, jornal em circulação em Santos, no litoral paulista, desde 1986.

Fundado pelo jornalista Jairo Sérgio de Abreu Campos, o veículo passou a ser editado pela Enfoque desde 1993, cujos sócios são os jornalistas Humberto Challoub e Fernando De Maria dos Santos, ambos com larga experiência em veículos de comunicação e no setor acadêmico, formando centenas de gerações de jornalistas hoje atuando nos mais variados veículos do País e do exterior.

Seguindo os princípios que nortearam a origem do Jornal do Boqueirão nos anos 80 (depois Boqueirão News, sucedido pelo nome atual Boqnews) como veículo impresso, o grupo Enfoque mantém constante atualização com as novas tendências multimídias garantindo ampliação do leque de conteúdo para os mais variados públicos diversificando-o em novas plataformas, mas sem perder sua essência: a credibilidade na informação divulgada.

A qualidade do conteúdo oferecido está presente em todas as plataformas: do jornal impresso ou digital, dos programas na Boqnews TV, como o Jornal Enfoque - Manhã de Notícias, e na rádio Boqnews, expandido nas redes sociais.

Aliás, credibilidade conquistada também na realização e divulgação de pesquisas eleitorais, iniciadas em 1996, e que se transformaram em referência quanto aos resultados divulgados após a abertura das urnas.

Não é à toa que o slogan do Boqnews sintetiza o compromisso do grupo Enfoque com a qualidade da informação: Boqnews, credibilidade em todas as plataformas.

Expediente

Boqnews.com é parte integrante da Enfoque Jornal e Editora (CNPJ 08.627.628/0001-23), com sede em Santos, no litoral paulista.

Contatos - (13) 3326-0509/3326-0639 e Whatsapp (13) 99123-2141.

E-mail: [email protected]

Jairo Sérgio de Abreu Campos - fundador / Humberto Iafullo Challoub - diretor de redação / Fernando De Maria dos Santos - diretor comercial/administrativo.

Atenção

Material jornalístico do Boqnews (textos, fotos, vídeos, etc) estão protegidos pela Lei de Direitos Autorais (Lei 9.610 de 1988). Proibida a reprodução sem autorização.

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.