Três horas e meia ao sul de Lisboa, a estrada até o Algarve atravessa pomares de laranjeiras e passa por casinhas caiadas de branco, decoradas com chaminés – herança dos árabes que ocuparam a região até o final de século XIII. Todos têm o intuito para aproveitar os 200 quilômetros de praias protegidas por falésias avermelhadas, condomínios que lembram Beverly Hills, campos de golfe, restaurantes e o som de DJs internacionais que comandam as mais agitadas festas. De julho a meados de setembro, a região sul de Portugal pega fogo. A temperatura ultrapassa os 30ºC e o local se transforma no ponto de encontro de muitos estrangeiros, principalmente suecos, alemães e ingleses. 

Praias
Sem dúvida é o que mais atrai os turistas à essa região: o mar azul e as areias claras. A costa sul de Algarve consiste numa extensa linha de praias, quebradas por extraordinários rochedos irregulares e grutas. Já ao norte as montanhas abrigam a costa dos fortes ventos. Esta região é conhecida pelas cores claras com suas figueiras, pomares e amendoeiras em flor. 
Albufeira
Outrora uma pacífica aldeia de pescadores, ainda conserva as ruelas estreitas e casinhas brancas sobre uma praia encantadora onde pode-se passear entre barquinhos de pesca coloridos e enfeitados com olhos, animais e estrelas.
Há lojas, bares e restaurantes em cada esquina, mas também existe o velho castelo, as casas que ainda conservam os arcos do tempo da ocupação dos mouros e igrejas.
Aljezur
A partir de Aljezur, podem explorar-se as maravilhosas praias da costa ocidental do Algarve: banhadas pelo Atlântico, oferecem um cenário selvagem e desértico em contraste com os areais mais quentes do Sul. Aljezur é uma vila pequena e tranquila, dominada por um castelo mouro do século X.
Faro
A capital de distrito tem um muro medieval e um grande número de monumentos e museus para visitar. Vale visita às igrejas e, nos arredores, às ruínas romanas de Milreu.
Lagoa
É conhecida pelo seu vinho, que leva o Algarve até ao resto de Portugal. Erguendo-se sobre uma pequena colina, está rodeada de vinhas e as suas casinhas brancas brilham à distância. Ali perto, Carvoeiro, com a sua encantadora concha de areia, é uma antiga aldeia de pescadores que se transformou em uma popular estância de férias.
Lazer
Se a ideia é desfrutar de tranquilidade, o ideal é pegar a Via do Infante. Um Algarve diferente se esconde na altura da chamada Costa Vicentina, onde há espaços calmos, apenas ocupados por surfistas, como a vila de Sagres e as praias da Arafiana e do Amado.
![]() |
| Costa Vicentina |
Elas são perfeitas para quem só quer pegar sol e ouvir o barulho das ondas. Já para os que gostam de agito, a cidade de Portimão e as vizinhas de Albufeira e Lagos formam o pedaço mais lotado, temperado por bares concorridos.
