Um total de 4014 exames foram realizados nos dois primeiros dias do Centro de Testagem da Covid-19, em sistema de drive thru na Arena Santos (Av. Rangel Pestana, 184). Neste domingo (31), foram 1.948 testes rápidos gratuitos e 116 resultados positivos (5,8%; enquanto no dia anterior foram 2.066 exames, com 117 positivos, 5,6% do total.
A ação, que vai até quarta-feira (3), das 8h às 14h, é destinada a moradores de Santos que apresentam sintomas (devem levar documento com foto e comprovante de residência). A testagem pode ser feita ainda por profissionais que atuam em atividades essenciais. As pessoas que tiveram resultado positivo no teste rápido fizeram coleta de secreções do nariz e da garganta na sequência para o exame laboratorial RT-PCR, de caráter confirmatório.
O resultado dos dois primeiros dias do Centro de Testagem foi divulgado durante live do prefeito Paulo Alexandre Barbosa, na noite deste domingo (31). “Estamos buscando a verdade. E quem procura acha. Quanto mais gente testamos, mais encaminhamos para tratamento e mais salvamos vidas. Salvar vidas é a nossa missão”, disse o prefeito.
Desde o início da pandemia, Santos já realizou mais de 21,6 mil testes rápidos e 8,3 mil PCR, entre drive thrus, unidades de saúde etc.
Pesquisa estima que 8 mil santistas já tiveram contato com o coronavírus
Também na live, o secretário de Governo, Rogério Santos, anunciou preliminarmente os resultados da terceira fase da pesquisa científica Epicobs (Epidemiologia da Covid-19 na Região Metropolitana da Baixada Santista), concluída nesta sexta-feira (29), em Santos. O estudo, realizado pela Fundação Parque Tecnológico de Santos com apoio de 40 universidades da região, mapeia a disseminação da doença na região. “Oito mil santistas têm anticorpos para a covid-19. Foram realizados 605 testes, com 3,8% das pessoas contaminada; aumento de 105% em relação ao resultado da primeira fase, que foi de 1,43% (6 mil pessoas). A segunda etapa registrou 1,85%. Cada fase tem o intervalo de 15 dias”.
A quarta etapa da Epicobs nos nove municípios da Baixada Santista está prevista para iniciar em meados de junho, com testes rápidos adquiridos pelo Conselho de Desenvolvimento da Baixada Santista (Condesb).