Observar o planejamento urbano em São Vicente, assim como as estratégias de urbanismo voltadas ao meio ambiente. Com este objetivo o engenheiro nipônico Hitoshi Tokeshi está visitando a Primeira Cidade do Brasil, por meio do Programa de Intercâmbio das cidades-irmãs Naha (Japão) e São Vicente.
Hitoshi Tokeshi chegou a São Vicente em 3 de dezembro e fica na Cidade até 3 de fevereiro. Graduado em Engenharia Civil em 1988, na Universidade de Ryukyu, Tokeshi é especialista em Desenvolvimento Urbano. Em Naha, trabalha com planejamento de terrenos nas obras de desenvolvimento da área urbana da cidade.
Além de São Vicente, Tokeshi também deseja conhecer as cidades de Brasília, por conta do conjunto arquitetônico planejado artificialmente, e Curitiba, principalmente o sistema de transporte urbano empregado na capital paranaense.
O Programa de Estágio entre as cidades-irmãs Naha e São Vicente foi criado a partir de convênio assinado em agosto de 1978, que estabeleceu a parceria entre os dois municípios. O programa promove uma cooperação técnica e troca de experiências, em geral, entre profissionais das áreas de Educação, Turismo e Engenharia.
Durante o intercâmbio, profissionais de Naha vêm a São Vicente para aprender e passar conhecimentos, assim como cidadãos daqui vão se aprimorar em Naha. A cidade japonesa tem convênio com outras três cidades, mas essa cooperação só acontece com São Vicente.