Fogos de artifício devem ser usados com cautela
Comemorar a chegada do Ano-novo com fogos de artifício é emocionante, porém deve-se ter muito cuidado para evitar acidentes e queimaduras. O primeiro passo é comprá-los somente em lojas inscritas no cadastro da prefeitura e exigir a nota fiscal.
O médico cirurgião André Felipe Antoniete Fernandes, do Departamento de Atenção Pré-hospitalar, da SMS (Secretaria Municipal de Saúde), alerta sobre os acidentes que podem ocorrer durante a queima de fogos, como cortes profundos, amputações e até lesões fatais, além do risco com a ingestão de álcool por quem manipula os artefatos.
“Eles só devem ser manipulados por adultos, não alcoolizados, que estejam capacitados para o procedimento, longe de aglomerações, pois a festa tão esperada pode acabar em tragédia”, salienta o cirurgião, que conta que no último dia do ano é comum o atendimento a vítimas de fogos nos pronto-socorros da cidade.
O proprietário da loja Mussana, Carlos Alberto de Sá, afirma que há pessoas treinadas para orientar os consumidores a utilizar os fogos corretamente. Pirotécnico formado, ele possui um telefone de plantão 24 horas para quem tiver dúvidas (8818-8196). Segundo Sá, a venda de fogos já aumentou bastante e vem crescendo a cada dia. “Principalmente empresas e sindicatos estãocomprando para as festas de fim de ano”.
As lojas habilitadas a vender fogos de artifício na cidade são, além da Mussana (Rua Senador Feijó, 130), a Casa de Fogos Santista (Av. Conselheiro Nébias, 125) e a Olinda Alves Ribeiro (Rua Antonio Maia, 99), todas em Santos.