Virada Cultural Paulista apresenta nomes da música nacional e internacional | Boqnews
28 de janeiro de 2010

Virada Cultural Paulista apresenta nomes da música nacional e internacional

Cat Power, Manu Chao, Yann Tiersen, Mudhoney, Bebel Gilberto, Sepultura, Paralamas do Sucesso, Titãs, Zeca Baleiro, Pitty, Ana Cañas, Toni Garrido, Paula Lima, Jorge Aragão e Arnaldo Antunes são alguns dos artistas presentes na 4ª edição da Virada Cultural Paulista. DJs, exibição de filmes, intervenções urbanas, ópera, artistas do Nordeste e espetáculos de teatro, dança e circo também fazem parte da programação


O Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Estado da Cultura, realiza pelo quarto ano consecutivo, nos dias 22 e 23 de maio, a Virada Cultural Paulista. Com investimento de R$ 6,5 milhões, a Virada levará para 29 municípios do Estado mais de 700 atrações gratuitas, ampliando o sucesso de 2009, que promoveu 563 atividades em 20 cidades.


A Virada Cultural Paulista 2010 será realizada nas cidades de Araçatuba, Araraquara, Assis, Bauru, Caraguatatuba, Franca, Indaiatuba, Jundiaí, Marília, Mogi das Cruzes, Mogi Guaçu, Piracicaba, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, Santa Bárbara d’Oeste, São Carlos, São João da Boa Vista, São José do Rio Preto, São José dos Campos, Sorocaba e na Região Metropolitana da Baixada Santista com Santos, Bertioga, Cubatão, Guarujá, Itanhaém, Mongaguá, Peruíbe, Praia Grande, São Vicente.


“Chegamos à quarta edição da Virada Cultural Paulista com ampliação, não só no número de atrações e cidades, mas também no orçamento. Além de Piracicaba e São Carlos, que aderiram ao evento, a Virada de Santos se expandiu para mais oito cidades da Baixada. Artistas internacionais e nacionais, espetáculos de dança, circo, música erudita e mágica animarão os paulistas dos 29 municípios participantes”, afirma o Secretário de Estado da Cultura João Sayad.


Na programação de 2010, destaque para as presenças internacionais de Cat Power, Manu Chão, Yann Tiersen, Mudhoney, e grandes nomes da música brasileira como Bebel Gilberto, Sepultura, Paralamas do Sucesso, Titãs, Moraes Moreira, Leci Brandão, Paula Lima, Ultraje a Rigor, Pitty, CPM22, Negra Li, Lobão, Cachorro Grande, Almir Sater, Dona Ivone Lara, Cordel do Fogo Encantado, entre muitos outros.


A Virada terá ainda uma intensa programação de espetáculos de teatro, com peças como Amigas Pero no Mucho, com Leopoldo Pacheco e Elias Andreato; La Putanesca, com Ângela Dip; Calendário da Pedra, com Denise Stoklos; e espetáculos de dança, intervenções urbanas, stand up comedy, circo, cinema, arte de rua e música erudita. “A Virada Cultural Paulista é um evento que cresce a cada ano e, nesta edição, esperamos reunir mais de 1,5 milhão de pessoas para conhecer diversos artistas e espetáculos, além de proporcionar uma retomada do espaço urbano”, diz André Sturm, Coordenador Geral da Virada Cultural Paulista.


O SESC São Paulo, pelo quarto ano consecutivo, é parceiro do evento, desenvolvendo uma série de atividades em suas unidades do interior e litoral. O diretor regional do SESC, Danilo Santos de Miranda, destaca a relevância desta forma de ação cultural para as cidades paulistas como meio de “dar acesso à comunidade aos elementos formadores de nossa cultura pela participação efetiva do cidadão nas mais diversas atividades artísticas”.


Programação


A cantora e compositora norte-americana Cat Power, que em seu último álbum Jukebox fez covers de artistas famosos como Billie Holiday, Bob Dilan e James Brown, fará apresentações nas cidades de Jundiaí e São José dos Campos. O franco-espanhol Manu Chao, que mistura ritmos como rock, reggae, folk e música latina, levará suas criativas e inovadoras músicas para os palcos de Araraquara e Santos. Yann Tiersen, músico francês responsável pela criação de trilhas sonoras de filmes como Good Bye, Lenin! e O Fabuloso Destino de Amélie Poulain, estará presente em Piracicaba e São João da Boa Vista. Ainda, a banda Mudhoney, formada em 1988, em Seattle, levará seu rock alternativo (relacionada ao rótulo grunge) para Mogi das Cruzes e São José do Rio Preto.


A americana filha de famosos músicos brasileiros Bebel Gilberto trará suas músicas, que são sucesso absoluto nos Estados Unidos e Europa, para quem estiver em Indaiatuba. Presenças de artistas de sucesso nos anos 80 também estão confirmadas na programação da Virada Cultural Paulista de 2010. O público poderá conferir shows de artistas como Rádio Taxi e Kid Vinil em Assis, Blitz em São João da Boa Vista, e Plebe Rude em Caraguatatuba.


Para divertir o público, artistas e grupos especializados em stand up comedy – show de humor que está cada vez mais em alta no Brasil –estarão presentes nos palcos de diversas cidades. Nany People, por exemplo, uma famosa drag queen humorista, apresenta-se em Araraquara. Em Caraguatatuba, vale a pena conferir a apresentação do Clube do Improviso, formado por atores de Itu que têm muita criatividade e rapidez de raciocínio para garantir as risadas do público. Em São Carlos, quem subirá ao palco é Marcela Leal, que fez parte do espetáculo Terça Insana e da peça Improvável, comandada pelo grupo Os Barbixas.


Dentre os espetáculos de dança, a São Paulo Companhia de Dança se apresentará em Jundiaí, o Ballet Stagium levará sua dança para os palcos de Piracicaba e Santos e a Cia. Quasar estará em Marília, com o espetáculo Céu na boca.


A programação prévia está publicada no site www.cultura.sp.gov.br.



Histórico


A Virada Cultural Paulista é o maior evento cultural do interior e litoral de São Paulo. Inspirada na Virada Cultural da capital, criada na gestão de José Serra quando prefeito de São Paulo, a Virada Cultural Paulista foi lançada em 2007 em 10 cidades, que receberam 381 atrações. Em 2008, mais de 740 mil pessoas compareceram à Virada em 19 municípios e puderam conferir 476 espetáculos. Na edição de 2009, o público presente nas 20 cidades ultrapassou a marca de um milhão de pessoas, que conferiram mais de 560 atrações. Para 2010 a expectativa é que 1,5 milhão de pessoas participe do evento em 29 cidades, que contarão, ao todo, com mais de 700 espetáculos.


Acompanhe as informações da Virada Cultural Paulista nos twitters:
www.twitter.com/viradasp // www.twitter.com/culturasp

Da Redação
Compartilhe:

Quem Somos

Boqnews.com é um dos produtos da Enfoque Jornal e Editora, que edita o Boqnews, jornal em circulação em Santos, no litoral paulista, desde 1986.

Fundado pelo jornalista Jairo Sérgio de Abreu Campos, o veículo passou a ser editado pela Enfoque desde 1993, cujos sócios são os jornalistas Humberto Challoub e Fernando De Maria dos Santos, ambos com larga experiência em veículos de comunicação e no setor acadêmico, formando centenas de gerações de jornalistas hoje atuando nos mais variados veículos do País e do exterior.

Seguindo os princípios que nortearam a origem do Jornal do Boqueirão nos anos 80 (depois Boqueirão News, sucedido pelo nome atual Boqnews) como veículo impresso, o grupo Enfoque mantém constante atualização com as novas tendências multimídias garantindo ampliação do leque de conteúdo para os mais variados públicos diversificando-o em novas plataformas, mas sem perder sua essência: a credibilidade na informação divulgada.

A qualidade do conteúdo oferecido está presente em todas as plataformas: do jornal impresso ou digital, dos programas na Boqnews TV, como o Jornal Enfoque - Manhã de Notícias, e na rádio Boqnews, expandido nas redes sociais.

Aliás, credibilidade conquistada também na realização e divulgação de pesquisas eleitorais, iniciadas em 1996, e que se transformaram em referência quanto aos resultados divulgados após a abertura das urnas.

Não é à toa que o slogan do Boqnews sintetiza o compromisso do grupo Enfoque com a qualidade da informação: Boqnews, credibilidade em todas as plataformas.

Expediente

Boqnews.com é parte integrante da Enfoque Jornal e Editora (CNPJ 08.627.628/0001-23), com sede em Santos, no litoral paulista.

Contatos - (13) 3326-0509/3326-0639 e Whatsapp (13) 99123-2141.

E-mail: [email protected]

Jairo Sérgio de Abreu Campos - fundador / Humberto Iafullo Challoub - diretor de redação / Fernando De Maria dos Santos - diretor comercial/administrativo.

Atenção

Material jornalístico do Boqnews (textos, fotos, vídeos, etc) estão protegidos pela Lei de Direitos Autorais (Lei 9.610 de 1988). Proibida a reprodução sem autorização.

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.