Tradição da folia | Boqnews

Turismo

29 DE JANEIRO DE 2010

Siga-nos no Google Notícias!

Tradição da folia

Quer conferir um Carnaval sem se preocupar com as longas filas para a compra de ingressos? E que tal um Carnaval ainda mais despojado, onde o que vale a pena é a descontração e a criatividade dos bonecos feitos artesanalmente? Essa festa popular de fevereiro tem endereço, e fica especificamente na cidade de Olinda, localizada […]

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

Quer conferir um Carnaval sem se preocupar com as longas filas para a compra de ingressos? E que tal um Carnaval ainda mais despojado, onde o que vale a pena é a descontração e a criatividade dos bonecos feitos artesanalmente? Essa festa popular de fevereiro tem endereço, e fica especificamente na cidade de Olinda, localizada na Região Metropolitana de Recife, no estado de Pernambuco.



Fazer Carnaval popular assim é um mérito que os olindenses possuem – ainda mais porque a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) classificou a Cidade como patrimônio histórico e cultural da humanidade. E essa preservação cultural é motivo de Carnaval – a começar pelos verdadeiros foliões ilustres das ruas da Cidade.

Tratam-se dos bonecos de mais de dois metros de altura. Mas a tradição não é brasileira – esse costume de usar bonecos gigantes já existia nas tradições religiosas da Europa, exatamente na Idade Média. Essa ideia, então, acabou sendo concretizada pela primeira vez na cidade de Belém do São Francisco – outra cidade de Pernambuco – mas que fica no Sertão. Os bonecos dessa pequena cidade foram para Olinda a partir de 1932, com a criação do Homem Meia Noite, confeccionado pelos artistas plásticos Anacleto e Bernardino da Silva.

Esse boneco ainda é considerado um dos grandes atrativos desse desfile. Atualmente, são cerca de 70 bonecos que desfilam nas ruas olindenses, muitos deles representando figuras da TV, da música e até mesmo da política nacional, entre eles, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o saudoso cantor Chico Science e o apresentador global Jô Soares.
Desde o ano passado, foi criada a Apoteose dos Bonecos Gigantes de Olinda, que fica no Sítio Histórico da Cidade. O acervo atualmente é de 30 bonecos. Nesse ano, a expectativa é de que tenham 70 bonecos na Apoteose.

Geralmente, o carnaval de Olinda começa uma semana antes dos dias habituais do carnaval – ou seja, vai ser uma semana antes do dia 16, dia oficial do Carnaval de acordo com o calendário deste ano. O turista, portanto, só vai pagar a hospedagem, já que brincar nas ruas de Olinda é livre.

Frevo
Ritmo pernambucano derivado da marcha e da capoeira, ele é um dos cartões de visita do Carnaval de Olinda,  afinal, não é só do desfile de bonecos gigantes que faz o carnaval animado – as cifras melodiosas do maracatu também acompanham os milhares de foliões.

História
Com uma população com cerca de 400 mil habitantes residindo em uma área de 41 quilômetros quadrados, Olinda é um dos mais antigos municípios doBrasil, com uma história marcada por lutas, especialmente pelo direito de ser a capital de Pernambuco, o que ocorreu em duas ocasiões. Na primeira, quando era a capital da então capitania pernambucana, perdeu o título após ser incendiada pelos holandeses. Na segunda, após Portugal recuperar o domínio, teve o direito restabelecido.

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.