Escolas de Complementação Educacional oferecem novas atividades
Os alunos das nove escolas de Complementação Educacional da rede municipal, que oferecem 4 horas de atividades no período oposto ao ensino regular, contam com duas novas atividades nesse ano: aulas de Surf e Rotina de Estudo.
De acordo com o chefe da Divisão de Complementação Educacional da Seduc, Wladimir Miranda Gomes, a Rotina de Estudo consiste num período separado para o aluno fazer lições de casa, praticar leitura ou realizar atividades lúdicas que tragam conhecimentos na área da escrita e oralidade.
Tudo com acompanhamento e orientação do professor. “O objetivo é estimular o aluno a criar o hábito de separar um tempo para o estudo, mesmo quando está em casa, nos finais de semana. Queremos que ele perceba que isso é bom. Além disso, se ele tiver lição de casa, terá esse tempo para realizá-la”, explica Gomes.
Ele comentou ainda que o professor da Rotina de Estudo terá um momento para conversar também com os professores do ensino regular com a finalidade de conhecer melhor as dificuldades de cada estudante. “Assim, ele poderá direcionar atividades de acordo com a necessidade dos alunos”, afirma.
A Rotina de Estudo fará parte da grade de atividades obrigatórias das unidades, assim como as aulas de Educação Física, Educação para Valores e Artes. Já as aulas de surf fazem parte da grade de atividades opcionais, assim como outras dez atividades.
Os aprendizes do surf serão levados semanalmente, com ônibus da Secretaria de Educação, a uma das duas escolinhas de esportes radicais do município, que fazem parte da Coordenadoria de Esporte, Cultura e Complementação Educacional da Seduc. As escolinhas ficam localizadas nas praias do Forte e do Ocian.
Além do surf, as unidades de Complementação Educacional oferecem as seguintes atividades opcionais: natação, judô, educação ambiental, ginástica artística, futebol, atletismo, caratê, dança, esportes náuticos (projeto Navega São Paulo) e esportes de areia (projeto Craques da Areia). Cada aluno pode escolher até duas atividades. Mais informações sobre as escolas de Complementação Educacional podem ser obtidas pelo telefone 3496-2324.