19 DE MARÇO DE 2010
Feriado relax
Aproveitar três ou quatro dias de feriado não é uma situação que ocorre toda semana. Por isso, quando o chamado ‘feriado prolongado’ se aproxima, a melhor forma de aproveitá-lo é fazer uma viagem para o interior dos Estados brasileiros. Tudo para descansar, seja sozinho (a) ou com a família e amigos. Confira dois locais que […]
Aproveitar três ou quatro dias de feriado não é uma situação que ocorre toda semana. Por isso, quando o chamado ‘feriado prolongado’ se aproxima, a melhor forma de aproveitá-lo é fazer uma viagem para o interior dos Estados brasileiros. Tudo para descansar, seja sozinho (a) ou com a família e amigos. Confira dois locais que podem fazer do feriado tão gostoso quanto os ovos de chocolate ganhos na Páscoa.
Brotas
A 242 km de São Paulo, capital, a Cidade é conhecida como a capital interior do turismo e da aventura. Essa última atribuição faz todo o sentido: Quem for adepto dos mais variados esportes radicais – tais como o rafting, cayoning e mountain bike, o destino pode ser carimbado. Entre esses e outros esportes do gênero, o rafting é a atração de Brotas. A aventura consiste em descer de um rio em botes infláveis – esses rios possuem quedas de até três metros e a capacidade de uma boia inflável é de sete pessoas. Ainda no roteiro da aventura, uma das atrações fica no Centro de Brotas: é o chamado “Parque dos Saltos”, um parque público que inclui trilhas, espaços de descanso e sequência de quedas de até cinco metros.
Mas para quem procura mais tranquilidade, Brotas faz parte da lista: os hoteis fazenda são os destaques da Cidade. Há também opções mais econômicas, como as casas de aluguel ou chácaras. E para não sair de mãos vazias de uma viagem, a “Feira de Bordado” é um local aberto de compras de todos os tipos de acessórios e artigos de vestuário feitos pelos moradores locais.
Poconé
Localizada no sul do Estado de Mato Grosso, a apenas 100 km da capital, Cuiabá, Poconé apresenta roteiros culturais variados. Principalmente no repertório de grupos étnicos locais. Um exemplo disso é a chamada “Mascarados”, nome de um grupo folclórico da Cidade. A origem dela é desconhecida, mas a influência cultural é relacionada às raízes indígenas e espanholas, especialmente pela chegada histórica de alguns colonizadores ibéricos na região. Entretanto, são as festas regionais que marcam a identidade de Poconé, cidade matogrossense com pouco mais de 32 mil habitantes.
Comemorações como a Cavalhada são de cunho mais religioso. Em homenagem ao Santo Benedito – considerado o padroeiro dos cozinheiros – a festa é realizada na parte alta da Cidade, mais especificamente no Clube Cidade Rosa.
O espetáculo é considerado fantástico para quem já conferiu – trata-se de uma simulação de um campo de batalha entre cavaleiros Mouros e Cristãos. A festa, entretanto, só acontece no começo de junho. Outra comemoração é a do Divino Espírito Santo. Essa festa foi trazida pelos colonizadores portugueses, mas a tradição é mantida por poucas cidades, e Poconé é considerada uma delas.
Ela consiste na novena, que antecede ao festejo, tendo a duração de uma semana antes da festa, que é recheada de muito barulho, com show pirotécnico, alvorada festiva, shows populares, cantos, visitas da bandeira aos lares das famílias poconeanas, que é considerada com uma benção de confraternização, devoção e fé.
Mas para o feriadão, a Cidade apresenta outras atividades para relaxar com a família. Entre elas, as trilhas pelo Pantanal são uma das atividades obrigatórias para o roteiro do feriado. Quanto à hospedagem, as pousadas são opções baratas e de boa qualidade.