O número de pessoas internadas em razão da Covid-19 só cresce em Santos.
Na segunda-feira (16), eram 274 pacientes e, nesta terça (17), são 281 (+2,5%).
Destes, 155 são moradores de Santos (55%) e 126 de outras cidades (45%).
Um total de 125 pacientes está nos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), voltados aos casos mais graves: 68 residentes de Santos (54,4%) e 57 de outras cidades (45,6%).
A Santa Casa (ver texto abaixo) já anunciou que vai reagendar exames para ampliar leitos para pacientes com Covid-19.
Maior ocupação
A taxa de ocupação dos 645 leitos covid-19 está em 47%.
Conforme a prefeitura, um hospital particular tem ocupação máxima dos leitos de clínica médica e outros dois (também privados) superior a 90%.
Na rede pública, a ocupação dos leitos clínica médica é de 22%, garantindo assim o acesso à internação aos munícipes que necessitarem.
Entre os 265 leitos de UTI, a ocupação é de 47% (redes pública e privada).
No SUS, esta taxa é de 32% e, na rede privada, de 64%.
Há dois hospitais particulares com todos os leitos Covid UTI disponíveis ocupados.
Novos casos
Nesta terça (17), foram notificados 57 casos de covid-19 entre munícipes, passando o número acumulado de 24.100 para 24.157. Deste total, 18.743 pessoas se recuperaram da doença.
Mortes
Houve a confirmação de 15 mortes de munícipes pela covid-19, ocorridas num intervalo de sete dias (9 de outubro e entre 11 e 16 de novembro) durante internação em hospitais públicos e privados.
Foram seis mulheres (36, 64, 73, 77, 86 e 90 anos) e nove homens (37, 38, 58, 60, 60, 60, 76, 77 e 92).
A Cidade registra agora 740 óbitos pela covid-19. Mais informações: www.santos.sp.gov.br/saude/dadoscoronavirus
Santa Casa
Por conta da alta de internações por Covid-19, a Santa Casa de Santos anunciou que irá reagendar as consultas ambulatoriais.
Confira a nota da Santa Casa de Santos.
” A Santa Casa de Santos informa que vem registrando aumento no número de casos de Covid-19 desde o dia 12 de novembro, conforme pode ser constatado nos boletins emitidos diariamente.
Na data de ontem, dia 16 de novembro, o hospital registrou a marca de 67 internados pela doença, mesmo número do dia 31 de julho, fase em que a instituição estava com média de 68 internados/dia.
O hospital destaca que as maiores médias de internados por Covid-19 na instituição aconteceram nos meses de maio, média de 99 internados/dia, e junho, média de 104 internados/dia.
Os dados desta semana alertam para a necessidade de medidas e, por este motivo, a Santa Casa de Santos, visando aumentar o número de oferta de leitos dedicados aos casos de Covid-19, remanejará os agendamentos dos procedimentos cirúrgicos, exames e consultas ambulatoriais (excetuando-se os casos oncológicos).
Vale lembrar que as visitas aos pacientes internados continuam suspensas.
A Irmandade alerta também sobre a necessidade de intensificar os protocolos de segurança no combate à Covid-19, utilizando sempre a máscara de proteção em qualquer ambiente, higienizar as mãos com frequência, manter o distanciamento social, e evitar aglomerações “.
Nesta terça, eram 23 pacientes internados em UTIs e 51 em enfermaria.