Santos registra em índices de criminalidade no ano de 2020 | Boqnews
Foto: Divulgação

Santos

29 DE JANEIRO DE 2021

Siga-nos no Google Notícias!

Santos registra em índices de criminalidade no ano de 2020

Monitoramento por câmeras contribui para ação rápida da Guarda Civil Municipal e policias

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

Seis importantes indicadores de criminalidade em Santos apresentaram redução em 2020 na comparação com o ano anterior (2019), segundo dados recentes da criminalidade na Baixada Santista em 2020, divulgados pela Secretaria de Estado da Segurança Pública.

As quedas foram nas ocorrências de homicídio doloso (-45%), estupro (-6%), roubo (-30,96%), roubo de veículo (-36,09%), furto (-22,04%) e furto de veículo (-33,73%). A exceção foram os casos de latrocínio (roubo seguido de morte). Na comparação com as demais cidades da Baixada Santista, Santos teve maiores quedas em quatro índices de crimes: homicídio doloso, roubo, furto e furto de veículo (quadro abaixo).

Segundo o secretário de Segurança (Seseg), Sérgio Del Bel, os números em queda resultam da conjugação de esforços das polícias Civil e Militar em parceria com a Prefeitura. “Várias ações primárias de segurança foram desenvolvidas pela Guarda Municipal e demais polícias, contando com o apoio do monitoramento por câmeras (Centro de Controle Operacional da Prefeitura – CCO), por meio do qual várias ocorrências puderam ser detectadas e prevenidas e, a partir daí, identificados os infratores”, disse o secretário.

Uma das prioridades da Prefeitura, o setor da segurança recebeu investimentos nos últimos anos, o que reflete em resultados positivos no combate à criminalidade. A Guarda Municipal conta com um efetivo de mais de 400 agentes, que atuam no apoio às demais forças policiais, em ações preventivas de segurança e de posturas. Nos últimos anos, a GCM ganhou novos equipamentos de proteção, viaturas, treinamentos e cursos de capacitação.

O CCO, inaugurado em 2020, funciona como uma central de inteligência que faz o monitoramento da Cidade em tempo real com mais de 1,3 mil câmeras. No final do ano passado, a entrada da Cidade também ganhou um novo Posto de Segurança e Orientação, com uma estação de monitoramento para as câmeras da região.

Números na Cidade 

Homicídio doloso

2019 – 20
2020- 11

Latrocínio

2019 -1
2020 – 2

Estupro

2019 – 64
2020 – 60

Roubo

2019 – 2.535
2020 – 1.750

Roubo de veículo

2019 – 169
2020 – 108

Furto

2019 – 5.648
2020 – 4.403

Furto de veículo

2019 – 1.002
2020 – 664

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.