
A Região Uva e Vinho, na Serra Gaúcha, é composta por 30 munícipios, entre eles as famosas cidades históricas como Caxias do Sul, Bento Gonçalves, Santa Tereza e Cotiporã, com belas paisagens tendo como espetáculo natural os morros, rios, vales e colinas.
O pólo turístico se iniciou no século XX com o cultivo da videira que está presente em 16 municípios. Um dos passeios oferecidos é o de acompanhar a elaboração dos vinhos e degustar o resultado em 83 opções nas cantinas e pequenas vinícolas da região.
Rotas Temáticas
É possível conhecer a cultura no meio rural, apresentando aos turistas os caminhos da Imigração, o Vale do Rio das Antas e a Via do Leite e do Queijo, além do Vale dos Vinhedos, a Rota das Cantinas, dos Espumantes, o Vale Trentino, e Vinhos dos Altos Montes.
Aventura
Para quem deseja emoção em esportes radicais, o Pólo de Aventura Rio das Antas oferece espaços e equipe de monitoria na prática de rafting, rappel, tirolesa, além de trekking, canionismo, paraglider, escalada, passeio de Jeep e pêndulo. As atrações podem ser encontradas em microrregiões como a Rota dos Trigais, Compras, Thermas, Longevidade, Vinhedos e Vales da Serra.
Outra atração da região é a estação de trem com a Maria Fumaça, construída em 1990 para atender a demanda turística da região. O trem segue por entre as cidades de Cotiporã, Veranópolis, Bento Gonçalves, Santa Tereza, Monte Belo do Sul e Caxias do Sul preenchendo o ambiente bucólico.
Bento Gonçalves
A cidade de Bento Gonçalves é conhecida por fazer parte da história do País. Seu parque de exposições, atualmente, é o segundo da América Latina.
O local possui, entre suas atrações, uma réplica da Loba Romana, símbolo da versão lendária sobre a Fundação de Roma, além de uma sala de gaitas e réplicas de como eram os quartos e cozinhas dos imigrantes na época. O local abre de terça a domingo. Em feriados, começa a funcionar a partir das 13 horas. Informações (54) 3451-1773.
Garibaldi
O roteiro cultural em Garibaldi permite ao turista realizar um passeio com Tim Tim, um caminhão de guerra adaptado com capacidade para 40 lugares.
O passeio, feito com acompanhamento de um guia, passa por grandes casarões de alvenaria, em um total de 34 prédios, construídos em meados de 1900. O Tim Tim pode ser feito também à noite, vislumbrando a iluminação das casas. Para reservas e informações (54) 3462-8235.
Hospedagem
A região possui uma infraestrutura com mais de 5 mil leitos, segundo a AtuaSerra (Associação de Turismo da Serra Nordeste). Uma estadia de três dias na Villa Valduga, em Bento Gonçalves, em hotel aconchegante cercado por uma paisagem formada por colinas e vinhedos, com direito de jantar, café da manhã acompanhado de espumante, ao som de piano e almoço custa em torno de R$910 a R$ 1.830.