O momento atual lembra o gesto das Três Marias – presente na Astronomia, com as três estrelas sequenciais no céu, e na Religião – por meio de Maria de Cleofas, Maria Madalena e Salomé, também conhecida como Maria Salomé, identificada como Maria, mãe de Tiago.
Elas tiveram papel importante após a crucificação de Jesus e seguiram para ungir seu corpo quando se depararam que Ele havia ressuscitado.
Assim, a simbologia se faz presente neste período de Páscoa e pandemia, como analisa o bispo diocesano, Dom Tarcísio Scaramussa.
“Muitas famílias estão sofrendo com a morte de entes queridos que vão encontrar uma vida nova em Cristo, que ressuscitou”, salientou o bispo diocesano, Dom Tarcísio Scaramussa, durante entrevista no Jornal Enfoque – Manhã de Notícias.
“Mas existem outras sepulturas em nossa vida, como o egoísmo, o negacionismo e tantas situações”, enfatizou.
Páscoa
Em sua mensagem de Páscoa, o bispo destacou que esta será a segunda vez que os fiéis não poderão comparecer pessoalmente às festividades, iniciadas ontem, com o Domingo de Ramos.
Mas a fé não será abalada, pois as missas – antes presenciais – estão sendo transmitidas de forma online, inclusive a partir de quinta-feira, com o início do Tríduo Pascal.
O tradicional lava-pés, porém, não será realizado.
Na sexta-feira Santa, data da Paixão do Senhor, as paróquias da região também transmitirão suas missas.
E assim, o sábado ficará reservado para a Vigília Pascal, assim como as missas do Domingo de Páscoa no dia seguinte.
Confira a programação das missas de Páscoa neste link
Confira a fala do bispo no programa Jornal Enfoque – Manhã de Notícias desta segunda (29).