Igreja Ortodoxa de Santos irá inaugurar o ícone dos sonhos de São José | Boqnews
Foto: Divulgação

Religião

23 DE ABRIL DE 2021

Siga-nos no Google Notícias!

Igreja Ortodoxa de Santos irá inaugurar o ícone dos sonhos de São José

Os Ícones são característicos da Arte Sacra e Litúrgica da Igreja Oriental

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

A Paróquia Ortodoxa São Jorge de Santos, está acrescentando um novo ícone ortodoxo no interior de sua nave, representando o “Sonho de São José”.

Imagem do ícone/ Foto: Divulgação

Essa imagem do ícone refere-se ao momento quando o Arcanjo Gabriel aparece em um dos sonhos de São José e dá a ele diversas instruções sobre o nascimento de Jesus através de Maria, sua esposa. É um momento significativo da cristandade, quando José compreende inteiramente sua participação na vinda do Salvador, Jesus Cristo.

Os Ícones são característicos da Arte Sacra e Litúrgica da Igreja Oriental. Quando penetramos num templo ortodoxo imediatamente percebemos inumeráveis ícones por toda a Igreja. É que o ícone é sinônimo de Arte Sacra Bizantina, onde teve sua origem e aperfeiçoamento, embora não esteja restrito a um lugar geográfico.

A palavra

A palavra ícone vem do grego EIKÓN, que significa imagem “escrita” (diz-se que o ícone é “escrito” e não pintado) com técnica muito especial e de acordo com cânones bem definidos quanto ao tema, composição, cor, harmonia que se pretende pintar.

Os ícones realçam a beleza de uma igreja, nos instruem em assuntos relativos à fé cristã, nos lembram dessa fé, nos elevam aos protótipos que eles simbolizam, a um nível mais elevado de pensamento e sentimento, nos despertam a imitar as virtudes dos santos retratados neles, ajudam a nos transformar e a nos santificar.

A escrita do ícone do “Sonho de São José” está sendo executada pelas especialistas iconógrafas Maria Clara Lecuna e Sheila Moraes Ribeiro, sob a supervisão do Pároco, Padre Pedro Henrique Marsiglia.

A imagem deverá estar concluída em aproximadamente três semanas; quando será inaugurada em celebração especial, ficando, após, aberta à visitação pública nos sábados e domingos, das 09 às 13 horas. Outros horários especiais, com agendamento, estão disponíveis para grupos, estudantes e interessados na Arte Bizantina. Contato: [email protected] e (13) 9 9732 9315.

A Paróquia Ortodoxa São Jorge de Santos fica na Av. Ana Costa, 323, em Santos, SP. Site: www.igrejasaojorge.org

Igreja Ortodoxa de Santos fica na Av. Ana Costa/ Foto: Divulgação

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.