A Ordem dos Advogados do Brasil – Subseção de Santos – realiza o 1º Simpósio de Informática Jurídica “Evolução Tecnológica”, dos dias 25 a 29 deste mês. Além de palestras, haverá uma exposição com computadores antigos e novos.
O evento contará com consagrados especialistas da área, dois deles do Rio de Janeiro, José Carlos de Araújo Almeida Filho, advogado, presidente do Instituto Brasileiro de Direito Eletrônico, e Angela Bittencourt Brasil, promotora de Justiça, autora da obra “Informática Jurídica: O Ciber Direito”.
No terceiro andar da OAB/Santos, serão expostas máquinas raras, como o primeiro computador brasileiro – Cobra, um dos primeiros portáteis de linha comercial do mundo – Osborne, que pesava 11 quilos. Além dos micros da Microdigital e Prológica: TK 3000, CP 200, CP 500, Apple II entre outros. Esse “museu de computadores” poderá ser visitado pelo público em geral. O ingresso custa R$ 10,00. Os inscritos no simpósio terão livre acesso.
“A informática há muito deixou de ser ferramenta opcional de trabalho para os operadores do direito, integrou-se de tal forma no orbe
jurídico que passou a ser essencial. A partir da entrada em vigor da Lei 11.419/06, os tribunais de todo o País aderiram paulatinamente ao
processo eletrônico. Os advogados precisam estar preparados para essa nova realidade”, disse o advogado Rodrigo Marcos Antonio Rodrigues, coordenador da Comissão de Informática Jurídica da OAB/Santos.
Rodrigues destacou que se a década de 80 foi anunciada como a “era da informática”, a impulsão dada pela rede mundial de computadores na década de 90 foi algo extraordinário. “Chegamos a um patamar em que o meio eletrônico não pode ser mais visto como algo virtual, tornou-se a própria realidade em plena expansão”, disse.