Atenção especial | Boqnews
8 de outubro de 2010

Atenção especial

O aumento da temperatura do corpo é um dos motivos de preocupação dos pais que geralmente é indicativo de alguma doença que vem por aí. Olhos baixos, corpo quente, mal estar, bochechas coradas e sensação de frio são um dos indicadores da febre. Quando em crianças, estes sintomas vêm seguidos de choro, motivo de preocupação.


Segundo o pediatra André Bressan, a febre indica que o controle central de temperatura está desregulado. “A febre pode ser induzida por um agente infeccioso, como bactéria, vírus, ou alguma outra substância”, afirmou. 


Febre alta
Conforme caderneta de saúde da criança do Ministério da Saúde, quadros de febre de 38ºC em bebês recém-nascidos e acima de 39,5ºC em crianças de qualquer idade necessitam de avaliação médica com urgência, inclusive se durar mais de 48 horas ou se o remédio não fizer efeito. Lembrando que  só é considerado febre a partir dos 37,8ºC.


Bressan ressalta que a febre interna é um mito. “Nunca entendi quando os pacientes dizem isso. Nem eles sabem definir”. O pediatra afirma que não existe febre interna, assim como não existe febre externa. Nem sempre o aumento de temperatura está associado a uma doença. Ambientes quentes ou agitação, característica das crianças cheias de energia, contribuem com a elevação da temperatura corporal das crianças e bebês. Nestes casos, em pouco tempo, ao cessarem as brincadeiras, a temperatura retorna ao seu estado normal, em torno de 36,5ºC. O pediatra alerta que fatores emocionais raramente dão febre.


Convulsões
O médico afirma que as altas temperaturas não são fatores diretos de convulsão. “Não há relação com a temperatura em si, mas com a sensibilidade individual do paciente. Geralmente há relação com histórico familiar de crise febril e com a velocidade com que a temperatura sobe ou desce. Sequelas podem existir, não pela febre ou pela convulsão, mas se o paciente tiver algum problema associado como vômitos,  ficar roxinho ou tiver a convulsão por tempo prolongado. Mas convulsão febril é exceção  e geralmente não deixa sequelas”, concluiu.


Segundo o Ministério da Saúde, as convulsões ocorrem em apenas 2% dos casos. Caso ocorra, é importante que a cabeça fique de lado para que ela possa respirar adequadamente. E não se deve colocar nada na boca e nem tentar puxar a língua.  A recomendação é manter a criança deitada protegida com um travesseiro para não bater a cabeça no chão, sem restringir seus movimentos e acionar, imediatamente, o pediatra.


Durante a crise convulsiva, o bebê ou criança pode perder a consciência, ficar rígido ou fazer movimentos desordenados.
O médico destaca que os antibióticos não devem ser usados sem orientação médica. O uso inadequado não combate a febre e pode mascarar infecções graves. Não se deve aumentar a dose indicada no receituário. Diante de qualquer sintoma o ideal é sempre a consulta ao pediatra.


Algumas recomendações quanto aos procedimentos que os pais podem adotar ajudam a amenizar o mal-estar proporcionado pela febre.

Da Redação
Compartilhe:

Quem Somos

Boqnews.com é um dos produtos da Enfoque Jornal e Editora, que edita o Boqnews, jornal em circulação em Santos, no litoral paulista, desde 1986.

Fundado pelo jornalista Jairo Sérgio de Abreu Campos, o veículo passou a ser editado pela Enfoque desde 1993, cujos sócios são os jornalistas Humberto Challoub e Fernando De Maria dos Santos, ambos com larga experiência em veículos de comunicação e no setor acadêmico, formando centenas de gerações de jornalistas hoje atuando nos mais variados veículos do País e do exterior.

Seguindo os princípios que nortearam a origem do Jornal do Boqueirão nos anos 80 (depois Boqueirão News, sucedido pelo nome atual Boqnews) como veículo impresso, o grupo Enfoque mantém constante atualização com as novas tendências multimídias garantindo ampliação do leque de conteúdo para os mais variados públicos diversificando-o em novas plataformas, mas sem perder sua essência: a credibilidade na informação divulgada.

A qualidade do conteúdo oferecido está presente em todas as plataformas: do jornal impresso ou digital, dos programas na Boqnews TV, como o Jornal Enfoque - Manhã de Notícias, e na rádio Boqnews, expandido nas redes sociais.

Aliás, credibilidade conquistada também na realização e divulgação de pesquisas eleitorais, iniciadas em 1996, e que se transformaram em referência quanto aos resultados divulgados após a abertura das urnas.

Não é à toa que o slogan do Boqnews sintetiza o compromisso do grupo Enfoque com a qualidade da informação: Boqnews, credibilidade em todas as plataformas.

Expediente

Boqnews.com é parte integrante da Enfoque Jornal e Editora (CNPJ 08.627.628/0001-23), com sede em Santos, no litoral paulista.

Contatos - (13) 3326-0509/3326-0639 e Whatsapp (13) 99123-2141.

E-mail: [email protected]

Jairo Sérgio de Abreu Campos - fundador / Humberto Iafullo Challoub - diretor de redação / Fernando De Maria dos Santos - diretor comercial/administrativo.

Atenção

Material jornalístico do Boqnews (textos, fotos, vídeos, etc) estão protegidos pela Lei de Direitos Autorais (Lei 9.610 de 1988). Proibida a reprodução sem autorização.

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.