Os moradores de Guarujá que foram ao Ginásio Guaibê nesta quinta-feira (29) para receber a primeira dose da vacina contra a Covid-19 precisaram ter muita paciência.
No início da tarde, a fila era longa tanto na parte interna no ginásio, como na área externa.
Segundo uma moradora que não quis se identificar, o tempo de espera na fila foi de quase duas horas.
Vale ressaltar que Guarujá tem apenas um posto para a vacinação em primeira dose, o que dá margem para cenas de aglomeração nas filas.
Enquanto para a segunda dose, estão disponíveis nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) Morrinhos e Pae Cará e Unidades de Saúde da Família (Usafas) Perequê, Las Palmas e Boa Esperança.
Questionada sobre tal fato, a Prefeitura de Guarujá emitiu a seguinte nota.
“A Prefeitura de Guarujá informa que destinou o Ginásio do Guaibê como ponto central para a aplicação das primeiras doses em razão de seu amplo espaço, pois com a adição de públicos-alvo cada vez mais jovens na campanha, a procura se torna ainda maior. O local também oferece a possibilidade de ofertar um horário alternativo para imunização, como é feito às segundas e quintas-feiras, onde a vacinação ocorre das 13 às 19 horas, com intuito exatamente de atender aqueles que trabalham durante o dia e não conseguem se deslocar ao posto no horário tradicional”.
É importante frisar que a vacinação no município está atendendo pessoas com mais de 22 anos; ou seja, uma antecipação em relação ao cronograma do Governo do Estado de São Paulo.

Fila para receber a primeira dose da vacina/ Foto: Divulgação