Escola do Legislativo retoma cursos presenciais nesta quarta-feira (15) | Boqnews
Fachada da Câmara de Santos. Foto: Divulgação

Câmara de Santos

13 DE SETEMBRO DE 2021

Siga-nos no Google Notícias!

Escola do Legislativo retoma cursos presenciais nesta quarta-feira (15)

Atividades acontecerão no auditório da Câmara de Santos, interessados também poderão acompanhar pela internet

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

Ainda neste mês de setembro serão retomados os cursos presenciais da Escola do Legislativo e da Cidadania da Câmara de Santos. A programação prevê cinco encontros, mas o público interessado também pode acompanhar por meio da internet.

Por atividade, serão permitidos até 40 presentes no auditório da Câmara. Inscrições devem ser feitas pelo site www.camarasantos.sp.gov.br/escola.

A retomada acontece após seis meses em que as aulas foram exclusivamente virtuais. O retorno vai aproximar o público das capacitações oferecidas pela Escola, que visam, sobretudo, à qualificação dos servidores e à ampliação dos conhecimentos sobre cidadania por parte da população.

A primeira atividade com presença física acontece nesta quarta-feira (15), às 19 horas. “A transição capilar na construção da identidade da mulher” será ministrada por Paula Oliveira, cabeleireira especializada em transição capilar, e por Vitória Felipe, historiadora, educadora em projetos artísticos e atuante no movimento negro. O evento propõe uma discussão acerca de todo o processo da transição, incluindo técnicas especializadas e cuidados, mas, também, abordar a importância da valorização da mulher, do respeito às suas raízes e da sua ancestralidade, bem como da sua liberdade de escolha, a partir do seu cabelo.

Já no dia 20 (segunda-feira), às 19 horas, a advogada, professora, pesquisadora e mestra em Direito Isabela Laragnoit apresentará o tema “Direitos das mulheres: como identificar os tipos de
violência”. A ministrante oferecerá conhecimentos sobre feminismo, desvendará alguns conceitos difundidos no âmbito do movimento feminista e abordará as violências sexuais, doméstica e familiar e o feminicídio.

A programação segue, ainda, com o curso “Formação de Grêmios Estudantis”, que acontecerá no dia 22 (quarta-feira), às 14h30. A organização do curso foi uma solicitação dos participantes do programa de capacitação “Esquenta Câmara Jovem” (voltado à conscientização, protagonismo e participação da juventude em temas ligados à cidadania). Oferecida por Aline Cabral, presidente do Centro dos Estudantes de Santos, e Sheila Dantas, articuladora de grêmios na Secretaria de Educação de Santos, a capacitação busca ampliar a participação democrática da juventude nas escolas e, também, colaborar para a implementação de uma cultura de paz e não-violência nessas unidades.

CURSOS VIRTUAIS. No dia 17 (sexta-feira), às 14 horas, por meio virtual, começará o curso “Comunicação Pública Digital e Expansão da Cidadania”, com o professor doutor Michel Carvalho. Em
parceria com a Escola do Legislativo e da Democracia da Câmara de Cubatão, serão 5 módulos, sempre às sextas-feiras seguintes. O curso abordará o papel estratégico da Comunicação Pública Digital na promoção do debate público, no incentivo à participação política da sociedade e no enfrentamento ao problema da desinformação.

Ainda virtualmente, no dia 23 de setembro, às 9h30, o tenente PM Bombeiro Reginaldo Mendes Luz vai disponibilizar o curso “AVCB e CLCB sem complicação e sem mistério”, voltado ao público em geral, mas com ensinamentos específicos para o setor de comércio e serviços, como contabilidades e condomínios. O objetivo é oferecer conhecimento para o cidadão saber o que precisa para obter o Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB) e o Certificado de Licença do Corpo de Bombeiros (CLCB) referentes ao seu imóvel ou estabelecimento.

PROGRMAÇÂO PARA OUTUBRO

Também estão abertas inscrições para os primeiros cursos agendados para outubro. Além da continuidade do curso “Comunicação Pública Digital”, o mês ainda reserva os cursos: dia 04, às
9h30, “Entendendo o funcionamento da Central de Vagas na Saúde”, tendo como ministrante a chefe do Departamento de Regulação da Secretaria Municipal de Saúde, Ariana Julião Ramos Gameiro; dia 06, às 15 horas, o programa de capacitação “Esquenta Câmara Jovem”, exclusivo para jovens cadastrados; e dia 22, às 14 horas, “As influências africanas e indígenas no português do Brasil”, oferecido por Mariana Payno Gomes, jornalista e linguista, e Tâmara Kovacs Rocha, professora de língua portuguesa e pesquisadora da USP.

INSCRIÇÕES E CERTIFICAÇÕES

As inscrições para participar dos cursos devem ser feitas pelo portal da Escola do Legislativo e da Cidadania no site da Câmara de Santos: www.camarasantos.sp.gov.br/escola. Os credenciamentos podem ser feitos até um dia antes de cada atividade. Para obter a certificação, os participantes que acompanharem in loco precisam ter 75% de presença na atividade. Os que acompanharem pela internet precisam responder o formulário encaminhado por e-mail e apresentar um resumo da atividade. Após a realização, o conteúdo será disponibilizado para interessados inscritos em Ensino à Distância (EAD).

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.