O sonho de dividir a quadra com uma das maiores estrelas do basquete brasileiro se concretiza neste sábado (12) para cerca de 150 crianças e adolescentes de Cubatão. A ex-jogadora de basquete, Janeth Arcain, tetracampeã na liga profissional americana, campeã mundial pela seleção brasileira e medalha de prata e bronze em Olimpíadas, participa da abertura das atividades de 2011 do seu instituto na cidade.
A atleta é a idealizadora do Instituto Janeth Arcain, que conta com quatro Núcleos de Formação Esportiva no País. O Núcleo de Cubatão chega ao terceiro ano de atividades com o patrocínio da Usiminas e o apoio do Instituto Cultural Usiminas, por meio da Lei de Incentivo ao Esporte. Neste ano, com a entrada de mais um parceiro, o número de jovens atendidos na cidade passou de 100 para 150.
O projeto possibilita a prática de basquete gratuitamente para crianças e adolescentes entre 7 e 15 anos de idade. Eles participam das aulas duas vezes por semana, com duração mínima de duas horas cada um. O objetivo é utilizar o esporte como ferramenta para inclusão social e formação de valores.
Por isso, os participantes precisam estar matriculados e freqüentando regularmente a escola. O acompanhamento é feito por meio dos boletins escolares, o que permite confirmar a diminuição da evasão escolar e a melhora do desempenho dos alunos também dentro das salas de aula.
As atividades, que contam com o apoio da Prefeitura Municipal de Cubatão, acontecem no Centro Esportivo Edvaldo de Oliveira Chaves, conhecido como “Pita”, em horário complementar ao período escolar. O projeto também inclui a realização de palestras, torneios e passeios envolvendo os alunos e seus pais.