Expansão do registro de BOs pela PM na região começa em junho
O governador Geraldo Alckmin anunciou, na manhã desta quarta-feira (23), que nos próximos cinco meses a Polícia Militar passará a registrar boletins de ocorrência em todo o Estado. Para a Baixada Santista, de acordo com a Secretaria de Segurança Pública (SSP), o serviço será oferecido a partir de junho. Além da região, também serão contemplados o Vale do Ribeira, o Litoral Norte, Campinas e Piracicaba. O processo será finalizado até agosto.
Alckmin se mostrou satisfeito com a aprovação da população ao registro de BOs pela PM na 4ª Cia do 2º Batalhão de Polícia Militar, na zona leste, e informou que, a partir desta quarta, outras sete unidades da PM na região de Ermelino Matarazzo estarão registrando ocorrências – além das 12 unidades policiais civis existentes, elevando para 20 os locais para o registro de BOs naquela área. Além de beneficiar a população mais carente, o registro de boletins de ocorrência na PM tem por mote reduzir a subnotificação criminal e o descongestionamento dos distritos policiais.
Até 5 de abril, todas as unidades da PM na zona leste da Capital, que conta com 3,8 milhões de habitantes, passarão a atender a população que não tem acesso à internet para registrar ocorrências. Até o começo de maio, todas as unidades da PM na Capital, que conta com 11 milhões de habitantes, deverão estar aptas a registrar os boletins de ocorrência. Em julho, os trabalhos chegarão a Ribeirão Preto, São José do Rio Preto, Bauru e Sorocaba.
Finalmente, em agosto, os policiais militares de Presidente Prudente, Andradina e Araçatuba passam a registrar ocorrências criminais. E, até setembro, as Bases Comunitárias Móveis (BCMs) da PM também registrarão BOs. E, até o final do ano, as viaturas que estiverem em locais distantes dessas bases também poderão registrar ocorrências.