Demência: iniciativa pioneira da OMS no Brasil terá início em Santos | Boqnews
Mãos de idoso. Foto: Divulgação
7 de dezembro de 2021

Demência: iniciativa pioneira da OMS no Brasil terá início em Santos

Uma iniciativa da OMS – Organização Mundial da Saúde, com foco no apoio a portadores de demência e seus cuidadores, está em desenvolvimento no Brasil. Santos foi a cidade escolhida para os primeiros passos de implantação de uma “comunidade amiga da pessoa com demência”, que cria oportunidades para que as pessoas sejam capacitadas, apoiadas e incluídas na sociedade, com seus direitos e potencial reconhecidos, minimizando dificuldades, preconceitos e estigma.
Os princípios fundamentais desta ação são as próprias comunidades (o ambiente social onde pacientes e cuidadores estão inseridos), as organizações (empresas, hospitais e instituição que podem ser mais inclusivas e atentas para as pessoas que vivem com demência) e as parcerias (que inclui instituições nas três esferas de governo, ONGs, associações, grupos comunitários e de apoio a pacientes com Alzheimer).
A inciativa, já implantada em vários países do mundo, como Estados Unidos, Canadá, México, Colômbia, Inglaterra, Alemanha, Itália, Portugal, Suécia, Noruega, Rússia, Índia, China, África do Sul, Nova Zelândia e Austrália, chega ao Brasil começando pela cidade paulista de Santos, que, por sua qualidade de vida, atrai a atenção da população de terceira idade e suas famílias.
Nesta primeira fase de implantação do projeto, todas as pessoas que moram na Baixada Santista com mais de 18 anos de idade estão convocadas para contribuir respondendo a algumas perguntas online, que irão mapear o conhecimento que a população tem sobre demência e fatores relacionados. A iniciativa faz parte do programa de pós-doutorado da Profa. Dra. Emanuela Mattos, Universidade Federal de São Paulo/Campus Baixada Santista, em parceria com a Coordenadoria Municipal de Políticas para a  Longevidade  da Secretaria de Governo da Prefeitura de Santos. Os interessados podem participar da pesquisa até o dia 20 de dezembro, acessando o site https://forms.gle/EX3n91Z3eut75rwx5.
Da Redação
Compartilhe:

Quem Somos

Boqnews.com é um dos produtos da Enfoque Jornal e Editora, que edita o Boqnews, jornal em circulação em Santos, no litoral paulista, desde 1986.

Fundado pelo jornalista Jairo Sérgio de Abreu Campos, o veículo passou a ser editado pela Enfoque desde 1993, cujos sócios são os jornalistas Humberto Challoub e Fernando De Maria dos Santos, ambos com larga experiência em veículos de comunicação e no setor acadêmico, formando centenas de gerações de jornalistas hoje atuando nos mais variados veículos do País e do exterior.

Seguindo os princípios que nortearam a origem do Jornal do Boqueirão nos anos 80 (depois Boqueirão News, sucedido pelo nome atual Boqnews) como veículo impresso, o grupo Enfoque mantém constante atualização com as novas tendências multimídias garantindo ampliação do leque de conteúdo para os mais variados públicos diversificando-o em novas plataformas, mas sem perder sua essência: a credibilidade na informação divulgada.

A qualidade do conteúdo oferecido está presente em todas as plataformas: do jornal impresso ou digital, dos programas na Boqnews TV, como o Jornal Enfoque - Manhã de Notícias, e na rádio Boqnews, expandido nas redes sociais.

Aliás, credibilidade conquistada também na realização e divulgação de pesquisas eleitorais, iniciadas em 1996, e que se transformaram em referência quanto aos resultados divulgados após a abertura das urnas.

Não é à toa que o slogan do Boqnews sintetiza o compromisso do grupo Enfoque com a qualidade da informação: Boqnews, credibilidade em todas as plataformas.

Expediente

Boqnews.com é parte integrante da Enfoque Jornal e Editora (CNPJ 08.627.628/0001-23), com sede em Santos, no litoral paulista.

Contatos - (13) 3326-0509/3326-0639 e Whatsapp (13) 99123-2141.

E-mail: [email protected]

Jairo Sérgio de Abreu Campos - fundador / Humberto Iafullo Challoub - diretor de redação / Fernando De Maria dos Santos - diretor comercial/administrativo.

Atenção

Material jornalístico do Boqnews (textos, fotos, vídeos, etc) estão protegidos pela Lei de Direitos Autorais (Lei 9.610 de 1988). Proibida a reprodução sem autorização.

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.