Os setores que mais contribuíram para as emissões do gás em São Paulo foram
energia (78,5 milhões de toneladas), processos industriais e uso de produtos
(4,5 milhões de toneladas) e agropecuária (1,9 milhão de toneladas).
O inventário reúne informações para reduzir em 20% as emissões até 2010, de
acordo com o que determina a Lei Estadual de Mudanças Climáticas, aprovada pela
Assembleia Legislativa em outubro de 2009 e em vigor desde o ano passado.
Os dados de 2005 serão a referência principal para se chagar à meta. O estado
terá que reduzir em 17,7 milhões as emissões do gás por ano. São Paulo emitiu
88,8 milhões de toneladas do gás no em 2005.
A secretária executiva do Programa Estadual de Mudanças Climáticas, Josilene
Ferrer, disse que com o inventário será possível avaliar as prioridades para
cada segmento da economia. “Mas só o inventário não é suficiente, também é
preciso estudos de projeção de emissão”.